O Ensino Superior e a Privatização da Educação: Um Direito a Ser Negado

E.E.E.B. Antônio João Zandoná (Barra Funda)

LUÍZA PIAIA DASSI 1 ; MARIANA TREVISOL 2 ; KARINE PIAIA 3
1autora, e-mail: luizapiaiadassi@hotmail.com 2 autora, e-mail: marianactrevisol@hotmail.com 3professora, e-mail: karinepiaia@hotmail.com

O Ensino Superior que deveria ser gratuito e de qualidade, tem sido visto pelo setor privado como um negócio rentável, o Estado nesse sentido, passa a contribuir para a ocorrência desse processo de privatização por meio de investimentos públicos Diante disso, temos como objetivo, investigar de que forma os investimentos econômicos públicos tem favorecido as universidades particulares e caracterizado a privatização do Ensino Superior. Para aprofundamento teórico foi necessário o estudo bibliográfico centralizado em pesquisas no site do INEP e em artigos acadêmicos. Foram desenvolvidos conceitos inerentes ao neoliberalismo, privatização e mercantilização do ensino. Realizamos análise de gráficos e tabelas que nos permitiram observar a expansão das universidades públicas e privadas na última década e os programas de incentivo e inserção nas mesmas. Constatou-se que a privatização é a transferência de serviços ou propriedades governamentais para o setor privado. Nas privatizações, o patrimônio estatal é vendido para a iniciativa privada ou são abolidas as restrições que eventualmente existam na competição entre empresas públicas e privadas. Observou-se que o Estado ao investir economicamente em programas federais e ofertá-los ao ensino privado, como é o caso do FIES, também contribui para a privatização deste serviço que deveria ser um direito social. Mesmo que tenha ocorrido a expansão das Universidades Federais de 46,8%, as matrículas no Ensino Privado e a abertura de novas Universidades Privadas como é o caso da Anhanguera e a Kroton acabam por monopolizar o ensino. A preferência por programas de financiamento tem consumido recursos que poderiam ser utilizados para a expansão e melhorias na qualidade do ensino público. O investimento público na educação pública precisa ser uma bandeira continua de luta.

Referências bibliograficas:

BRASIL. Reitores relatam crescimento das universidades por meio do Reuni. Disponível em: <

http://www.brasil.gov.br/educacao/2015/04/reitores-relatam-crescimento-das-universidades-por-meio-do-reuni>. Acessado em setembro 2015.

BRASIL. Matrículas no ensino superior crescem 3,8%. Disponível em:http://portal.inep.gov.br/visualizar/-/asset_publisher/6AhJ/content/matriculas-no-ensino-superior-crescem-3-8%. Acessado em setembro 2015.

BRASIL.Senso da Educação Superior. Disponível em: . Acessado em: setembro 2015.

Palavras chaves: Privatização; Público; Privado; Universidade; Mercantilização.

Obs.: Este resumo contém 272 palavras