Análise Comparativa da Evolução Demográfica dos Municípios de Seberi e Caxias do Sul - 1970 a 2010

CAFW/UFSM

JULIANA GARCIA PIAIA 1 ; TAILON THIELE 2 ; JOEL JOÃO CARINI 3
1 e-mail: julipiaia@hotmail.com 2 e-mail: thiele.tailon@gmail.com 3 e-mail: prof.joel@cafw.ufsm.br

Com a Revolução Verde ou modernização da agricultura ocorrida no Brasil a partir dos anos 1960, surgiram novos métodos de cultivos, reduzindo a necessidade de mão de obra na agricultura. As máquinas estão substituindo o trabalho manual, resultado disso é o grande índice de êxodo rural. Essas pessoas buscam empregos nas cidades, muitas aperfeiçoam seus conhecimentos para disputarem vagas melhores, outras se submetem a fazer parte da classe operária. Entretanto, grande parte das cidades pequenas não tem capacidade para absorver essa população que sobra no campo, pois não há investimentos na geração de empregos para poder concorrer com as cidades grandes. Dessa forma, as pessoas que saem do meio rural em busca de empregos, acabam se deslocando para grandes centros urbanos onde existem maior industrialização e oferta de emprego.

Objetiva-se explicar por que os pequenos municípios, situados em regiões de agronegócio forte do RS, os quais já possuem poucos habitantes, estão perdendo ainda mais população nos últimos anos. Essa é uma realidade muito próxima de nós, pois, está ocorrendo na grande maioria dos municípios da região norte e noroeste do Rio Grande do Sul.

Essa pesquisa foi realizada utilizando-se dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coletados nos anos de 1970, 1991 e 2010. Foram construídas pirâmides etárias dos municípios de Seberi-RS e Caxias do Sul-RS, localizados nas macrorregiões geográficas Norte e Nordeste, respectivamente. Seberi se caracteriza ao longo de sua história por ser um município essencialmente agrícola, já Caxias do Sul é um município industrializado. Essas pirâmides foram comparadas entre si e, observando as diferenças entre elas, foram elaboradas possíveis teses ou motivos de tais diferenças. Além disso, para um melhor entendimento das teses elaboradas, foram construídos gráficos com as porcentagens da população que vivia no meio rural e apresentando o comportamento demográfico desses dois municípios.

Referências bibliograficas:

Palavras chaves: Agricultura; Industrialização; População; Dados; Comparação.

Obs.: Este resumo contém 298 palavras