Formação de Leitores Iniciantes na Escola de Campo

I.E.E. Borges do Canto (Palmeira das Missões)

ANA CAROLINA SOARES ALVES 1 ; ANDRESSA DE SOUZA CHICATTE 2 ; LIELI COELHO KOLLING 3 ; THAINA CRUZA DA SILVA 4 ; MARISA COSTA KÖNIG 5
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Este trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da leitura, que apesar de avanços tecnológicos na comunicação, onde se encontra informação rápida, instantânea e virtual ler ainda é o principal meio de adquirir cultura, criatividade imaginação, conhecimentos e valores. Pesquisas feitas no mundo todo mostram que a criança que é incentivada, tem o acompanhamento dos pais e em contato com a leitura desde cedo é beneficiada em diversos sentidos: comunica-se e pronuncia melhor as palavras, assim ajudando no processo de formação e crescimento de um futuro cidadão crítico e consciente tendo então participação ativa em uma sociedade cada vez mais globalizada e competitiva. Além de ser envolvente, a leitura expande nossas referências e nossa capacidade de comunicação. Constatou-se que nem sempre a leitura é utilizada com o objetivo de adquirir conhecimento, podendo ser espontânea, como fonte de lazer e ter finalidade informativa. Nos dias atuais percebe-se um grande desinteresse pelas crianças e adolescentes em ler. A escola tem a função de incentivar e promover a leitura, ou seja, o professor exerce um processo ensino aprendizagem, ele deve ser o complemento no incentivo a leitura. Diferente do que muitas pessoas pensam, não cabe apenas ao professor de língua portuguesa incentivar hábito de leitura aos alunos. É um dever de todos aqueles que direta ou indiretamente trabalham com a educação. O processo de ensino aprendizagem da leitura é sem duvida, muito instigante e desafiador, tanto para o aluno como para o professor.

Referências bibliograficas:

LERNER.Délia. Ler e Escrever na Escola: o Real, o Possível e o Necessário.Porto Alegre: Artes Médicas, 2007.

MANGUEL.Alberto. Uma Historia da Leitura.São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

OLIVEIRA, Maria Alexandre de. Leitura Prazer:Interação Participativa da Criança com a Literatura Infantil na Escola.São Paulo:Paulinas, 1986.

PENNAC, Daniel. Como um Romance. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

Manual de Apresentações de Trabalhos Acadêmicos com base na Norma NBR 14724/2011 – Disponível em:

https://www.google.com.br/searc?newwindow=1&site=&source=hp&q=Manual++de+Apresentação+de+Trabalhos+Acadêmicos+com+base+na+Norma+NBR+ Acesso em 26 de Junho de 2015.

Palavras chaves: Leitura- Incentivo- Educação.

Obs.: Este resumo contém 240 palavras