História... Uma Ideologia Escondida

I.E.E. Borges do Canto (Palmeira das Missões)

ANDRÉ PINHEIRO 1 ; DAMARIS GARCIA 2 ; KAUANE MOURA 3 ; STÉPHANIE ROHDE 4 ; MARISA COSTA KÖNIG 5
1 e-mail: eduardarochebach@outlook.com 2 e-mail: eduardarochembach@outlook.com 3 e-mail: eduardarochembach@outlook.com 4 e-mail: eduardarochembach@outlook.com 5 e-mail: eduardarochembach@outlook.com

Há muito tempo atrás histórias eram passadas de geração em geração e utilizadas como forma de comunicação. Eram contadas da mesma forma para crianças e adultos. Com o passar do tempo, alguns escritores introduziram morais e ensinamentos nos contos e, juntamente com isso, a descoberta da criança como um ser distinto do adulto causou algumas mudanças nas histórias, como por exemplo história sangrentas e agressivas comuns na época foram se tornando mais suaves para público infantil. Porém, quando introduzidas as morais nessas histórias, era necessário um discernimento maior de suas intenções presentes em suas entrelinhas. De acordo com o local e a época que foram criadas, havia certo valor na sociedade, com o passar do tempo, as ideologias da sociedade também mudaram, o que tornou cada vez mais difícil um entendimento por completo dessas historias, muitas vezes carregadas de preconceitos. Trabalhadas frequentemente com crianças, é dever de pais e professores entender essas historias para então conseguir passar um real significado moral sem valores negativos ou preconceitos. Uma forma de analisar as histórias buscando conhecer instrumentos presentes nelas e compreender seu valor simbólico e seus significados. Compreendidas, são de fundamental importância para a formação de personalidade das crianças, transformando uma consciência ingênua em crítica e através de relações compreender seu papel na sociedade.

Referências bibliograficas:

Manual de Apresentações de Trabalhos Acadêmicos com base na Norma NBR 14724/2011 – Disponível em:

https://www.google.com.br/searc?newwindow=1&site=&source=hp&q=Manual++de+Apresentação+de+Trabalhos+Acadêmicos+com+base+na+Norma+NBR+ Acesso em 26 de Junho de 2015.

BAKHTIN.M.M.Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992

BETTELHEIM,Brunos. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro. Paz e Terra 1986

D'ONOFRIO, Salvatore. Teoria do texto1: Prolegômenos e teoria narrativa. São Paulo:ATICA, 1995

Palavras chaves: Ideologia- Personalidade- Consciência

Obs.: Este resumo contém 214 palavras