Instituto Federal Farroupilha - Campus Frederico Westphalen
O carneiro hidráulico, também chamado bomba de aríete hidráulico, balão de ar, burrinho, etc., foi inventado em 1796 pelo cientista francês Jacques E. Montgolfier. Trata-se de um aparelho muito simples e de grande utilidade para o abastecimento de água, podendo ser definido como uma máquina de elevação de água com energia própria (EVANGELISTA, 2015).
O carneiro hidráulico é um dispositivo automático utilizado para elevar água de um ponto a outro. O funcionamento do carneiro hidráulico é gerado pela pressão d’agua causada pela gravidade da água captada a uma altura superior ao nível do carneiro. A abertura válvula gera uma pressão dentro da tubulação, permitindo a entrada de água numa das extremidades da tubulação, o ar contido dentro, é comprimido e gera uma resistência na entrada da água aumentando a pressão no interior do cano a ponto de provocar o fechamento da válvula de retenção. Neste caso, a água fica impedida de retornar ao cano de alimentação, saindo pelo cano de recalque. Essa interrupção brusca do fluxo faz surgir o “golpe de aríete”, provocando um aumento de pressão no interior do conjunto e transformando a energia cinética da água em energia potencial gravitacional. Esse aumento de pressão é suficiente para elevar a água para um reservatório a uma determinada altura.
Seu rendimento é pequeno, porém como seu funcionamento é contínuo e a manutenção é pequena vale a pena investir nesta forma de economizar eletricidade.
Referências bibliograficas:
EVANGELISTA,A. W. P,Carneiro Hidráulico,UFG. 2015