CAFW/UFSM
Sob o ponto de vista biológico, fruto é o resultado do desenvolvimento do ovário da flor. Chama-se comumente de frutas os frutos comestíveis, doces e carnudos que são amplamente consumidos na alimentação humana. Enzimas são proteínas modificadas e especializadas na degradação de substratos. Nosso corpo, em condições normais, produz diversos tipos de enzimas, especialmente digestivas, que atuam sobre os alimentos ingeridos quebrando as moléculas que os compõe. Na composição das frutas, encontram-se diversos tipos de enzimas que, se forem consumidas, atuam sobre os alimentos, sendo um mecanismo extra que potencializa a digestão e melhora a absorção de nutrientes. Considerando a importância do consumo desses alimentos, especialmente após as refeições, buscou-se entender e demonstrar a contribuição das enzimas das frutas na digestão. Primeiramente realizou-se uma enquete online com os alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IF Farroupilha – campus Frederico Westphalen, com o objetivo de avaliar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o que são enzimas e subsidiar os testes práticos posteriores. A partir dos dados obtidos na enquete, foram produzidos sucos de diversas frutas para avaliar a capacidade proteolítica dos mesmos sobre a degradação do colágeno. Constatou-se que 57% dos participantes sabem parcialmente o que são enzimas; 81% já ouviu falar que comer frutas após as refeições auxilia na digestão. Sobre a ingestão de frutas após as refeições, 62% consome laranja. Sobre o ensino-aprendizagem, 81% respondeu que aprende melhor em aulas práticas. Dentre os sucos testados, os que apresentaram atividade proteolítica foram os de abacaxi, kiwi e mamão. Conclui-se que (1) essas seriam as frutas mais indicadas para auxiliar no processo digestivo, principalmente após uma refeição rica em alimentos proteicos; (2) as atividades práticas podem compor o processo de ensino-aprendizagem, mesmo em escolas com infraestrutura mais precária, desde que adotadas demonstrações simples para assimilação dos conteúdos.
Referências bibliograficas: