A Música como Meio de Socialização e Formação Integral do Estudante

CAFW/UFSM

LEONARDO HENRIQUE LOLI RITTER 1 ; ALFREDO BLANCO ALVES 2
1 e-mail: alfredoblancoalves@yahoo.com.br 2 e-mail: alfredoblancoalves@yahoo.com.br

A oficina de violão do Colégio Agrícola de Frederico westphalen (CAFW-UFSM) em transição para o Instituto Federal Farroupilha é um projeto de extensão que visa o empoderamento dos integrantes e a criação de um espaço para desenvolver suas potencialidades artísticas. Focando em promover aos estudantes da instituição e Comunidade Externa a oportunidade de aprenderem um instrumento musical com o objetivo de que a música seja um veículo de socialização e formação integral do sujeito, dando a todos igualmente a chance de desenvolver e aprimorar os princípios de cidadania, a sensibilidade, a auto-estima, a disciplina responsável, a solidariedade, o senso crítico e o gosto pelas atividades culturais. A criação de um espaço de trocas e de aprendizado impulsiona o projeto a verificar a potencialidade da música como forma de ampliar e facilitar a aprendizagem do educando e sua inserção na vida artística local. Atualmente o projeto procura estabelecer parcerias de cooperação com diversas instituições locais e regionais, além de oferecer à comunidade acadêmica e ao público local um panorama do que há de melhor do talento musical dos integrantes. Os principais resultados do trabalho apontam para uma melhora na socialização e vinculação dos participantes, além de significativas melhorias na comunicação, grupalidade e auto-estima.

Referências bibliograficas:

• BRAZIL, Marcelo Alves. Camerata de Violões: A música instrumental brasileira no universo da pedagogia musical. In: I ENECIM – Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumento Musical. 2004, Goiás. Anais... p. 58-59.1 CD-ROM.

• SÁ, Fábio Amaral da Silva. O ensino coletivo do violão popular. In: I ENECIM – Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumento Musical. 2004, Goiás. Anais... P. 259 – 260. 2 CD-ROM.

Palavras chaves: música; socialização; formação estudante

Obs.: Este resumo contém 207 palavras