Endividamento: O Vício das Parcelas

E.E.E.B. Antônio João Zandoná (Barra Funda)

EDUARDA POSSER PAZZINI 1 ; JONATAN REBONATTO BIASOLLI 2 ; DAIANE ZANCHIN 3
1ESCOLA ZANDONÁ, e-mail: eduardaposserpazzini@hotmail.com 2ESCOLA ZANDONÁ, e-mail: jonatam.gremista@gmail.com 3ESCOLA ZANDONÁ, e-mail: daiane.zanchin@gmail.com

O consumo é o propulsor do número exacerbado de endividados em todo o país. O capitalismo, sistema econômico que permite a acumulação liberal de bens e gera na mente humana a necessidade de ter ainda mais é o responsável por grande parte do aumento no consumo da população. A indústria cultural, através dos meios de comunicação cria um universo altamente atrativo e sedutor, apresentando às pessoas uma infinidade de serviços e bens de consumo que provocam o desejo de possuir e ostentar, ainda que sem condições financeiras que possibilitem a aquisição dos mesmos. Com isso o grupo buscou compreender a necessidade dos cidadãos brasileiros com o consumo exagerado bem como perceber como os cidadãos são influenciados a consumir, analisar se possuem dinheiro o suficiente para pagar suas dividas, pesquisar o percentual de brasileiros que se encontram endividados e estão no SCP e SERASA, selecionar métodos corretos de organização de suas contas a serem pagas e apontar os principais métodos que a propaganda tem para atrair os consumidores. Para a realização do projeto foi realizada pesquisas bibliográficas feitas em livros didáticos tendo como base o autor Giansanti ( 1995), sites da internet. Leituras e interpretações de textos, gráficos e análise de tabelas, também foi realizada uma pesquisa com os pais dos alunos da turma 201 da Escola Zandoná de Barra Funda. Concluímos que deve haver conscientização por parte de todos os brasileiros na hora das compras, e que é preciso fazer um planejamento financeiro, para que o número de endividados possa ser reduzido e que não possuam parte do orçamento particular ou familiar comprometido com dívidas.

Referências bibliograficas:

JAPIASSÚ,Marco Aurelio Moreno Silva. Resumo-História da Propaganda. Disponível em: .Acesso em: 17/03/2015

FERREIRA, Bruno. História do Consumismo. Disponível em:

. Acesso em: 21/03/2015

ROCHA,Leonardo. Como sair das dividas em 19 passos simples. Disponivel em: Acesso em: 07/04/2015

___________, Compras parceladas exigem planejamento. Disponivel em:

. Acesso em:14/04/2015

BARROS, Rafaella .Pesquisas mostram perfil dos endividados brasileiros, que não estão conseguindo quitar seus débitos. Dispinivel em:.

Acesso em : 28/04/2015

MORPURGO,Carina. Qual é a diferença entre Serasa e SPC?. Dispinivel em: . Acesso em: 05/05/2015

___________O que é o SPC?. Disponível em: . Acesso em: 12/05/2015

_______________ Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?. Disponível em:. Acesso em: 19/05/2015

TEICH, Daniel Hessel. HISTÓRIA DA PROPAGANDA – A PUBLICIDADE TAMBÉM CHEGOU COM DOM JOÃO. Disponível em: . Acesso em: 26/05/2015

______________________. TEORIA E INTRODUÇÃO A PUBLICIDADE E PROPAGANDA . Disponível em: . Acesso em: 26/05/2015

OLIVA et al GIANSANTI. Temas da geografia mundial: Atual Editora, 1ªed., São Paulo, 1995.

____________.propaganda enganosa ou abusiva. Dispinível em: . Acesso em: 26/05/2015

____________. Endividamento atinge mais da metade das famílias brasileiras em março. Disponível em:. Acesso em: 26/05/2015

__________. CONHEÇA AS DIFERENÇAS ENTRE ENDIVIDAMENTO ENTRE ENDIVIDAMENTO E INADIMPLENCIA. Disponível em: . Acesso em: 09/06/2015

_____________. Serasa dá dicas para evitar endividamento. Disponível em: . Acesso em: 09/06/2015

ALMEIDA, de Gomes Maria. A Revolução Industrial e o Neocolonialismo. O capitalismo carrega o germe da corrupção, Porto Alegre, nº 449, p.5 agosto de 2014.

Palavras chaves: Consumo; Endividamento; Propaganda.

Obs.: Este resumo contém 265 palavras