E.E.E.B. Antônio João Zandoná (Barra Funda)
Nos dias atuais, a mídia exerce forte influência sobre a sociedade brasileira. Ela possui um papel fundamental na vida dos cidadãos brasileiros, pois é através dela que muitas pessoas se mantêm informadas, já que a televisão a maior fonte de informação para a massa populacional. Na maioria das vezes, as pessoas tomam por verdade toda e qualquer notícia transmitida pelas redes de televisão. A dominação da mídia brasileira está a cargo de cerca de 9 famílias, o que faz com que cada vez mais as pessoas questionem o que é passado por essas emissoras, este é o principal foco da pesquisa. No presente estudo, grupo buscou primeiramente analisar se os meios de comunicação de massa manipulam as notícias que são recebidas pela maioria da população brasileira. Assim como, identificar de que lado a comunicação de massa está, diagnosticar se a mídia é manipulada pelo sistema político brasileiro, pesquisar se as pessoas acreditam em tudo que é dito pela comunicação de massa, caracterizar quem são as famílias detentoras dos meios de comunicação de massa, e descobrir como conseguiram e concentram este poder, estudar as formas de comunicação e comparar dados referentes aos meios de comunicação de massa. Para que o projeto fosse concretizado, o grupo realizou pesquisas em livros, revistas, jornais e sites e tomou-se como base o autor Pedrinho A. Guareschi. Além disso foi realizada um pesquisa com os estudantes do Ensino Médio Politécnico da Escola Estadual de Educação Básica Antônio João Zandoná, na qual buscou-se identificar quais as redes de televisão aberta com maior audiência entre eles. Com a pesquisa realizada, pôde-se concluir que a comunicação é um dos aparelhos centrais e mais abrangentes de nossa sociedade. A televisão tem grande influência sobre a população, pois grande parte dela tem acesso somente aos canais abertos, principalmente à Rede Globo, uma das maiores redes televisivas aberta do país,que acaba por repassar aos telespectadores o que para ela tem importância e algum tipo de benefício. Sendo assim a comunicação deveria sofrer modificações para que todos possam ter a real informação.
Referências bibliograficas:
GUARESCHI, Pedrinho, Sociologia Crítica, 64º edição, Porto Alegre, Edipucrs, 2014.
GENTILLI, Victor, Democracia de Massas,1º edição, Porto Alegre, Edipucrs ,2005.
GUARESCHI. Pedrinho, O coronelismo na mídia, É possível construir uma escola leitora, Porto Alegre, nº 445 , pagina 5, 2014, abril.
STYCER, Mauricio, Livro de Edir Macedo apresenta uma terceira versão da venda da Record por Silvio Santos, 2013, http://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/2013/09/06/livro-de-edir-macedo-apresenta-uma-terceira-versao-da-venda-da-record-por-silvio-santos/ , 15/06/2015
SERRÃO, Jorge, Quem Controla de Verdade a Mídia no Brasil, 2007, http://www.alertatotal.net/2007/05/quem-controla-de-verdade-mdia-no-brasil.html , 09/06/2015