Os Dispositivos Culturais como Sustentação na Qualidade de Vida dos Estudantes

CAFW/UFSM

ANA CAROLINE MARTINS LEOBETH 1 ; CAROLINE APARECIDA BATISTA 2 ; EDMUNDO DIONATAN DE OLIVEIRA 3 ; ROBSON ANTUNES DE AMARAL 4 ; MAÍRA GIOVENARDI 5
1 e-mail: maira.giovenardi@iffarroupilha.edu.br 2 e-mail: maira.giovenardi@iffarroupilha.edu.br 3 e-mail: maira.giovenardi@iffarroupilha.edu.br 4 e-mail: maira.giovenardi@iffarroupilha.edu.br 5 e-mail: maira.giovenardi@iffarroupilha.edu.br

A criação de uma oficina de danças tradicionais gaúchas dentro de uma instituição de ensino pública busca valorizar a cultura regional, disseminando e promovendo-a entre a comunidade acadêmica, mantendo viva a herança que recebemos de nossos antepassados através das mais variadas formas de manifestações culturais e artísticas, sejam elas Dança, Música, Poesia, Lidas Campeiras, estreitando o elo entre a cultura gaúcha e a educação profissionalizante. O principal objetivo do referido trabalho é integrar, através da Dança, toda comunidade escolar e a população externa regional. A prioridade metodológica encontra-se no desenvolvimento do trabalho na perspectiva da construção coletiva. A experiência nasce de um projeto de extensão do Instituto Federal Farroupilha- Campus de Frederico Westphalen, juntamente com a Universidade Federal de Santa Maria e outras instituições locais, buscando a possibilidade da participação de nossa comunidade no Mundo da Cultura Gaúcha, bem como dando à elas a possibilidade de maior inserção na comunidade e na vida estudantil de nossos alunos, promovendo o estudo da cultura gaúcha, o aprendizado das artes, assim como sua socialização, tão importante na fase em que se encontram. Os resultados advindos do desenvolvimento desta atividade resumem-se em fortalecer os indivíduos, frente ao seu potencial criativo e expressivo, o que se percebe no estabelecimento de novos comportamentos sociais e afetivos por parte e entre tais pessoas. O processo aponta a possibilidade de utilização da Dança enquanto recurso auxiliar à formação geral dos indivíduos - entendida, aqui, enquanto aprendizagem da cultura.

Referências bibliograficas:

• CAMPOS, D. M. S. Desenvolvimento humano e psicologia: generalidades, conceitos, teorias. Belo Horizonte: UFMG, 1996.

• CÔRTES, P.; LESSA, B. Manual de danças gaúchas. 7. ed. São Paulo: Irmãos Vitale, 1997.

• GARCIA, A.; HAAS A. N., Ritmo e dança. Aspectos Gerais. Canoas: UBRA, 2002.

• GIFFONI, M. A. C. Danças Folclóricas Brasileiras. São Paulo: Melhoramentos, 1973.

Palavras chaves: dança, qualidade de vida estudantil, tradicionalismo

Obs.: Este resumo contém 240 palavras