Inclusão Escolar na Ótica do Atendimento Educacional Especializado

Colégio Agrícola de Frederico Westphalen

GEFERSON GROMANN 1 ; GISELE POTRICH 2 ; LUCAS RAMOS 3 ; TAINÁ ZANCHET 4 ; CASSIANA MARQUES DA SILVA 5 ; MAÍRA GIOVENARDI 6
1 e-mail: cassianamarques@yahoo.com.br 2 e-mail: cassianamarques@yahoo.com.br 3 e-mail: cassianamarques@yahoo.com.br 4Aluno, e-mail: cassianamarques@yahoo.com.br 5Pedagoga /CAFW, e-mail: cassianamarques@yahoo.com.br 6 e-mail: mgiovenardi@hotmail.com

O que é inclusão?

É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção. É para o estudante com deficiência física, para os que têm comprometimento mental, para os superdotados, para todas as minorias e para a criança que é discriminada por qualquer outro motivo. Dentro da educação inclusiva temos:

O que é o atendimento educacional especializado (AEE)?

É um serviço da educação especial que identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas" (SEESP/MEC, 2008).

O ensino oferecido no atendimento educacional especializado é necessariamente diferente do ensino escolar e não pode caracterizar-se como um espaço de reforço escolar ou complementação das atividades escolares. São exemplos práticos de atendimento educacional especializado: o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e do código BRAILLE, a introdução e formação do aluno na utilização de recursos de tecnologia assistiva, como a comunicação alternativa e os recursos de acessibilidade ao computador, a orientação e mobilidade, a preparação e disponibilização ao aluno de material pedagógico acessível, entre outros.

Referências bibliograficas:

BRASIL.Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - 9394/96, Brasilia/DF,1996.

_____.Declaração De Salamanca e linha de ação necessidades educativas especiais. Brasíli: CORDE,1997.

Tessaro,Nilza Sanches.Inclusão Escolar Concepções e Alunos da Educação Regular e Especial.Casa do Psicólogo.2006.

Apostila do curso: Educação Inclusiva: Reflexões sobre a escola para todos. - Programa de Educação Continuada a Distância. Portal Educação - 2012.

Palavras chaves: sala de AEE- Ensino- Aprendizagem

Obs.: Este resumo contém 235 palavras