Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Segundo GARCIA et al. (2007) o nitrogênio se caracteriza como o nutriente mais importante para a produção vegetal devido as quantidades requeridas pelos cultivos e a frequência com que se observam deficiência em solos agrícolas. No entanto, o emprego de maiores doses de nitrogênio buscando incrementar o rendimento e a qualidade de grãos pode proporcionar a ocorrência do fenômeno acamamento (ALFONSO, 2004). Uma alternativa de grande efeito em trigo e feijão foi à possibilidade de emprego do redutor de crescimento (SOUZA et al., 2010). De acordo com DEGRAF (2008) o uso de redutor diminui o comprimento dos entrenós não afetando o rendimento de grãos em trigo, enquanto que ZAGONEL e FERNANDES (2007) observaram que tanto a dose como a época de aplicação de redutor devem ser adequadas de acordo com o cultivar e que o aumento da produtividade se deve às mudanças morfológicas causadas pelo produto.
Referências bibliograficas:
ALFONSO, C. W. Características biométricas de colmos e raízes de plantas de cevada e aveia relacionadas a susceptibilidade ao acamamento. Universidade Federal do Rio Grande do sul, faculdade de Agronomia – Programa de Pós-graduação em Fitotecnia. Porto alegre, (RS) Brasil, 2004.
Degraf, H.; Zagonel, J.; Fernandes, E. C. Doses de nitrogênio, regulador de crescimento e programas de controle de doenças afetando a cultivar de trigo ônix. Publ. UEPG Ci. Exatas Terra, Ci. Agr. Eng., Ponta Grossa, 14 (2): 143-152, ago. 2008.
SOUZA, C.A., COELHO, C. M. M.., STEFEN, D. L. V., SACHS, C., FIGUEIREDO, B.Z. Atributos morfométricos e componentes da produção do feijoeiro sob efeito de redutores de crescimento. Científica, Jaboticabal, v.38, n.1, p.30 - 37, 2010.