Escola Estadual de Educação Básica Sepé Tiaraju (Frederico Westphalen)
Thamiles Michelon
Yana Barbosa
A pesquisa apresenta algumas reflexões sobre o tema “Mídias no esporte: informação ou manipulação?” O objetivo da discussão deste tema é a mídia, que está presente na vida de todas as pessoas.
Por mídia compreende-se todo e qualquer meio de comunicação, sendo ou não de massa.Podemos afirmar que a vida e a interação humana são mediadas e controladas pelos meios de comunicação. Pelo simples fato de vivermos em um mundo capitalista, que tem como uma das características o anúncio das marcas para obter maior lucro, esse tema já tem sua relevância, já que dentro do esporte a mídia tem um papel fundamental: são inúmeras as marcas que tem como garotos (as) propagandas esportistas, que devido ao seu talento, e obtendo um bom patrocínio e propaganda da sua imagem, acabam por se tornarem ídolos de, muitas vezes, uma nação inteira.Contudo, queremos mostrar o lado negro dessa história toda; muitas vezes, a imagem da pessoa é manipulada de uma forma a transformar totalmente um indivíduo, o que acaba por de certa maneira, “enganar” quem acompanha sua vida, provocando a criação do mito de uma pessoa perfeita, o que leva ao consumismo.
Manipulação é direcionar alguém a fazer algo sem que perceba. Assim posto, a manipulação na mídia é o ato de levar, intencionalmente, através dos meios de comunicação, alguém a fazer algo, sem que este perceba.Devemos ter em mente sempre que o esporte nada mais é do que uma forma de relaxar, de lazer, bem como de manutenção da saúde, e não uma forma de comércio. Se tivermos isso em mente, a relação que nosso país e seus cidadãos têm com o esporte, principalmente o futebol, vai voltar a ser o que deve: uma forma de lazer que o único lucro que se tem a alegria.
Referências bibliograficas: