Efeitos Gráficos para Computadores em Modo Caractere

CAFW/UFSM/I.E.E. Madre Tereza (Seberi)

ANALU DE BAIRROS 1 ; GIOVANA PEGORARO CEOLIN 2 ; TAUANI DA SILVA BORBA 3 ; VICTOR ANTONIO PEGORARO ARGENTA 4 ; BRUNO BATISTA BONIATI 5
1Aluna do Curso Téc. em Informática Concomitante, e-mail: analubairros@hotmail.com 2Aluna do Curso Téc. em Informática Concomitante, e-mail: giovana_ceolin@hotmail.com 3Aluna do Curso Téc. em Informática Concomitante, e-mail: tauani_tau10@hotmail.com 4Aluno do Curso Téc. em Informática Concomitante, e-mail: victor-pegoraro9@hotmail.com 5Professor do Curso Téc. em Informática (CAFW/UFSM), e-mail: brunoboniati@gmail.com

O ensino de computação em escolas regulares é um tema que vem ganhando espaço nas discussões curriculares. O desenvolvimento de jogos e animações é uma forma de motivar os alunos ao estudo do funcionamento dos computadores e a lógica de programação. Por meio de desafios de lógica com um objetivo definido (como a construção de um jogo) o aluno se motiva a aprender e de forma lúdica desenvolve seu raciocínio lógico e outras habilidades. Através deste trabalho objetiva-se apresentar alguns softwares desenvolvidos pelos alunos que representam protótipos que se utilizam de efeitos gráficos em telas em modo caractere. Considerando o nível de conhecimento dos referidos alunos (segundo semestre do curso técnico) os softwares desenvolvidos utilizam-se da tela em modo caractere (80 colunas por 25 linhas). Alguns dos protótipos são bastante simples mas implementam a lógica do jogo, outros já mais complexos demonstram como controlar personagens e atualizar a tela em modo caractere.

Referências bibliograficas:

BONIATI, B. B.; SILVA, J.; SILVA, T. L. Caderno Didático - PASCAL. Disponível em: www.cafw.ufsm.br/~bruno/disciplinas/ling_programacao/material/caderno_didatico_pascal.pdf, 2010.

MANZANO, J. A. N. G. Free Pascal: Programação de Computadores. São Paulo: Érica, 2007.

AVILLANO, I.C. Algoritmos e Pascal. Ciência Moderna, 2006.

Palavras chaves: Jogos Computação Tela em Modo Caractere

Obs.: Este resumo contém 152 palavras