CAFW/UFSM/I.E.E. Madre Tereza (Seberi)
O ensino de computação em escolas regulares é um tema que vem ganhando espaço nas discussões curriculares. O desenvolvimento de jogos e animações é uma forma de motivar os alunos ao estudo do funcionamento dos computadores e a lógica de programação. Por meio de desafios de lógica com um objetivo definido (como a construção de um jogo) o aluno se motiva a aprender e de forma lúdica desenvolve seu raciocínio lógico e outras habilidades. Através deste trabalho objetiva-se apresentar alguns softwares desenvolvidos pelos alunos que representam protótipos que se utilizam de efeitos gráficos em telas em modo caractere. Considerando o nível de conhecimento dos referidos alunos (segundo semestre do curso técnico) os softwares desenvolvidos utilizam-se da tela em modo caractere (80 colunas por 25 linhas). Alguns dos protótipos são bastante simples mas implementam a lógica do jogo, outros já mais complexos demonstram como controlar personagens e atualizar a tela em modo caractere.
Referências bibliograficas:
BONIATI, B. B.; SILVA, J.; SILVA, T. L. Caderno Didático - PASCAL. Disponível em: www.cafw.ufsm.br/~bruno/disciplinas/ling_programacao/material/caderno_didatico_pascal.pdf, 2010.
MANZANO, J. A. N. G. Free Pascal: Programação de Computadores. São Paulo: Érica, 2007.
AVILLANO, I.C. Algoritmos e Pascal. Ciência Moderna, 2006.