Escola Estadual de Ensino Médio Venina Palma (Palmeira das Missões)
CONSIDERANDO A SUBJETIVIDADE DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS NA 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, OPTOU-SE POR CRIAR UM MODELO DIDÁTICO, A FIM DE FACILITAR O APRENDIZADO E A COMPREENSÃO DO MODELO ATÔMICO. ESTA OPÇÃO SE FUNDAMENTA NA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL DE VIGOTSKY, QUE PREVÊ A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS A PARTIR DE MODELOS CONCRETOS. DESSA FORMA, FOI REALIZADO O ESTUDO DO MODELO ATÔMICO E CONSTRUÍDO O MODELO DIDÁTICO A PARTIR DE UMA DANÇA ENVOLVENDO TODOS OS ALUNOS DA TURMA, ONDE CADA INDIVÍDUO ASSUMIU A TAREFA DE REPRESENTAR PRÓTONS, NÊUTRONS E ELÉTRONS.
Referências bibliograficas:
VIGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
SCHIMITZ, E. Fundamentos da didática, 7 edição. São Leopoldo: UNISINOS, 1993.