A Dança do Átomo - Estrutura Atômica

Escola Estadual de Ensino Médio Venina Palma (Palmeira das Missões)

ALISSON NASCIMENTO 1 ; EDUARDA SANTOS BARBOSA 2 ; PATRICIA SOEIRO FRITCH 3 ; VALDENIR BUENO FRITCH 4 ; ADRIANE GUTLER PAIM 5
1ALUNO, e-mail: veninapalma@gmail.com 2ALUNA, e-mail: veninapalma@gmail.com 3ALUNA, e-mail: veninapalma@gmail.com 4ALUNO, e-mail: veninapalma@gmail.com 5PROFESSORA, e-mail: adriane-paim@hotmail.com

CONSIDERANDO A SUBJETIVIDADE DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS NA 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, OPTOU-SE POR CRIAR UM MODELO DIDÁTICO, A FIM DE FACILITAR O APRENDIZADO E A COMPREENSÃO DO MODELO ATÔMICO. ESTA OPÇÃO SE FUNDAMENTA NA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL DE VIGOTSKY, QUE PREVÊ A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS A PARTIR DE MODELOS CONCRETOS. DESSA FORMA, FOI REALIZADO O ESTUDO DO MODELO ATÔMICO E CONSTRUÍDO O MODELO DIDÁTICO A PARTIR DE UMA DANÇA ENVOLVENDO TODOS OS ALUNOS DA TURMA, ONDE CADA INDIVÍDUO ASSUMIU A TAREFA DE REPRESENTAR PRÓTONS, NÊUTRONS E ELÉTRONS.

Referências bibliograficas:

VIGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

SCHIMITZ, E. Fundamentos da didática, 7 edição. São Leopoldo: UNISINOS, 1993.

Palavras chaves: MODELO DIDÁTICO, MODELO ATÔMICO, CONSTITUIÇÃO DO ÁTOMO

Obs.: Este resumo contém 88 palavras