Escola Estadual de Ensino Médio Venina Palma (Palmeira das Missões)
DE ACORDO COM VIGOTSKI, PARA A FORMAÇÃO DE CONCEITOS DEVEM SER CONSIDERADOS COMO UMA FUNÇÃO DO CRESCIMENTO SOCIAL E CULTURAL GLOBAL DO ADOLESCENTE, QUE AFETA NÃO SOMENTE O CONTEÚDO, MAS TAMBÉM O MÉTODO DE SEU RACIOCÍNIO. ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS O ALUNO PASSA A SER CONSIDERADO CONSTRUTOR DE SUA PRÓPRIA ESTRUTURA COGNITIVA. COM O OBJETIVO DE ALCANÇAR UMA APRENDIZAGEM QUALITATIVA, INSTIGANDO O ALUNO A CONSTRUIR E ASSOCIAR OS CONCEITOS CIENTÍFICOS AO FUNCIONAMENTO DO SEU ORGANISMO REALIZOU A CONFECÇÃO DE UM MODELO DIDÁTICO TRIDIMENSIONAL DOS COMPONENTES DO SISTEMA RESPIRATÓRIO.
Referências bibliograficas:
BARROS, C. & PAULINO, W. Ciências: manual do professor. São Paulo: Ática, 2006.
TRIVELLATO, J et all. Ciências, natureza e cotidiano: criatividade, pesquisa, conhecimento. São Paulo: FTD, 2004.
VIGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1999.