Distribuidor de Sementes no Sulco com Tração Humana

Colégio Agrícola de Frederico Westphalen (CAFW/UFSM)

GABRIEL GERMANO LAMONATO 1 ; MAIQUEL SCHÄFFER STRÜCKER 2 ; MAURÍCIO LAZZARI 3 ; ADÃO LEONEL MELLO CORCINI 4
1 e-mail: gabriel.balak@hotmail.com 2 e-mail: maiquel.ss@hotmail.com 3 e-mail: mauricio-lazzari@hotmail.com 4 e-mail: cacacorcini@ibest.com.br

A saída do homem do campo e o aumento da população mundial, fez com que houvesse a necessidade de se investir em tecnologia no campo para atender às necessidades de produção, (IICA, 1989). Órgãos de pesquisa e extensão rural devem estar constantemente testando novas tecnologias e avaliado o beneficio por ela proporcionada. Porém, experimentos são instalados em uma pequena área e os resultados obtidos devem ser extrapolados para unidade básica da agricultura (ha). Implantar experimentos com pequenas parcelas e que resultados são confiáveis requer uma mão-de-obra elevada ou alto tráfego de máquinas na área experimental. O objetivo deste trabalho foi construir um distribuidor de sementes no sulco com tração humana, para que o tráfego de máquinas e a necessidade de mão de obra sejam reduzidos e os resultados obtidos próximos dos resultados encontrados em uma lavoura comercial.

Referências bibliograficas:

IICA (1989) - Os desafios da agricultura brasileira nos anos 90, da crise macroeconômica ao crescimento setorial auto-sustentado. Escritório do IICA no Brasil – Brasília, Brasil: IICA, 1989.

Palavras chaves: Experimentação; Tecnologia; Sistema plantio direto

Obs.: Este resumo contém 139 palavras