Água a Fonte da Vida

Colégio Agrícola de Frederico Westphalen (CAFW/UFSM)

DIOGO GABRIEL SPERANDIO 1 ; IGOR PESSOTTO PRETTO 2 ; JAIRO JOSÉ MANFIO 3 ; MALVA ANDREA MANCUSO 4
1Aluno do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, e-mail: jairomanfio@hotmail.com 2Aluno do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, e-mail: jairomanfio@hotmail.com 3Professor do Colégio agrícola de Frederico Westphalen CAFW-UFSM, e-mail: jairomanfio@hotmail.com 4Professora da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, e-mail: malvamancuso@hotmail.com

A água é um bem essencial à vida e recurso natural estratégico, necessário ao desenvolvimento social e econômico das comunidades. Devido aos atuais níveis de consumo decorrentes do crescimento da população mundial, da necessidade de produção de alimentos e da crescente poluição emanada da produção agrícola e industrial, a água de boa qualidade está se tornando escassa. Esta preciosa substância que cobre 2/3 do planeta esta assim distribuída: 97,5% da água é salgada e está nos oceanos e lagos, apenas 2,5% é de água doce e está distribuída da seguinte forma: 29,9% aquíferos; 68,9% calotas polares; 0,3% rios e lagos; 0,9% na atmosfera, umidade do solo, plantas e animais. A preocupação mundial com os recursos hídricos e a qualidade da água, qualquer que seja a sua utilização, além da saúde e do bem estar humanos, deve visar à preservação do equilíbrio dos ecossistemas aquáticos de modo a evitar a deterioração desse recurso natural. Isso nos coloca diante de um dos maiores desafios mundiais: evitar uma crise de abastecimento nos próximos anos. A tarefa de preservar os recursos hídricos passa pela escola na medida em que é sua a missão formar as crianças e jovens para serem agentes sociais potencialmente decisivos como consumidores conscientes e, na cobrança de ações governamentais em prol da conservação da água. Assim este projeto de ensino/extensão se propõe a desenvolver ações de educação ambiental com objetivo de desenvolver a consciência ecológica e ensejar a oportunidade de acesso a conhecimentos capazes de mudar comportamentos e atitudes em relação ao consumo da água e preservação da natureza. Através de um modelo com volumes de água na escala 1 : 6,9 x 1013, será demonstrada a distribuição das águas no planeta, como uma forma de chamar a atenção para a necessidade de utilização da água de forma responsável. Para tanto foi elaborado um folder medidas de economia e preservação da água para ser distribuído aos visitantes e após o projeto vai ser apresentado a alunos do ensino fundamental do Município de Frederico Westphalen.

Referências bibliograficas:

TUNDISI, J.G. Água no século XXI: Enfrentando a escassez – São Carlos: RiMa, 2ª Ed. 2005

Palavras chaves: Educação Ambiental, distribuição da água no planeta, consumo consciente.

Obs.: Este resumo contém 334 palavras