Colégio Agrícola de Frederico Westphalen (CAFW/UFSM)
Diante do intenso melhoramento genético em bovinos leiteiros nos últimos anos, o consumo de energia para vacas leiteiras tornou-se fator limitante para produção de leite, pois estes animais têm grande demanda energética excedendo em muitas ocasiões a capacidade de consumir energia da dieta, o que pode resultar em redução do desempenho produtivo e saúde destes animais (HARVATINE e ALLEN, 2006). Para aumentar a densidade energética da dieta pode-se aumentar a proporção de alimentos concentrados. Contudo, o fornecimento máximo de concentrado deve ser limitado, respeitando a necessidade de um mínimo de fibra para o funcionamento ideal do ambiente ruminal e a manutenção dos teores de gordura no leite. A suplementação de gorduras na ração pode ser uma alternativa bastante interessante para essa situação, pois aumenta a densidade energética e o consumo de energia (GARCIA-BOJALIL et al., 1998), uma vez que a gordura possui um valor energético 2,25 vezes maior que carboidratos e proteína. O objetivo desse trabalho é avaliar o efeito da inclusão de óleo de soja na dieta de vacas leiteiras sobre a produção de leite.
Referências bibliograficas:
GARCIA-BOJALIL, C.M.; STAPLES, C.R.; RISCO, C.A. et al. Protein degradability and effects ob hydrgenated palm fatty acid distillate in lactating dairy cows. Journal of Dairy Science, v. 81n p. 1374-1384, 1998.
HARVATINE, K.J.; ALLEN, M.S. Effects of fatty acid supplements on feed intake, anda feeding and chewing behavior of lactating dairy cows. Journal of Dairy Science, v. 89, p. 1104-1112, 2006.