Andas Nervoso? Ao Invés de ir Pescar, vá Plantar Maracujá!

Colégio Agrícola de Frederico Westphalen

EDUARDO FERRIGOLO 1 ; GIAN CARLOS SCHWERZ 2 ; JARDEL TAMIOZZO 3 ; MATEUS FOCHESATTO GOTTARDI 4 ; RENATO TREVISAN 5
1Aluno, e-mail: galopeferigolo@hotmail.com 2Aluno, e-mail: gianschwerz@hotmail.com 3Aluno, e-mail: jarda_tamiozzo@hotmail.com 4Aluno, e-mail: mateusgottardi2012@hotmail.com 5Orientador, e-mail: prof.renatotrevisan@gmail.com

O maracujá (Passiflora edulis Deg. f. flavicarpa Sims) é uma importante fonte nutricional na alimentação humana, seus frutos, com sabor bastante forte e elevados teores de acidez são consumidos principalmente na forma in natura. Quando destinado ao seguimento de industrialização deve apresentar, casca fina e cavidade interna totalmente preenchida, maior acidez e alto teor de sólidos solúveis totais (°Brix). É uma planta herbácea, semi-lenhosa e sarmentosa, trepadeira, vigorosa, que apresenta característica de possuir um intenso crescimento, mas cujo tronco é flexível e insuficientemente desenvolvido para sustentá-la. Desta forma, os ramos necessitam de um suporte onde possam se fixar através das fortes gavinhas que apresentam na axila foliar, de forma a se apoiar, formando em pouco tempo, uma grande massa vegetativa. Além de necessitar de suporte para crescer, este é importante para se ter uma boa distribuição dos ramos, facilitar os tratos culturais, garantindo maior produção de frutos. A escolha do sistema de condução é muito importante, pois seu custo é alto e deve ser levado em consideração, devendo o proprietário utilizar o que tiver de mais adequado para suas condições. São utilizados vários sistemas de suporte e condução das plantas de maracujá, cada um deles podendo ter numerosas variações, tais como na altura, distância entre postes, comprimento e modo de ligação das travessas ou cruzetas, tipos de esteios de estiragem dos arames, peso dos postes e arame, entre outras. Os materiais para construção dos suportes ou espaldeiras são constituídos de mourões de madeira ou de concreto e arames. Os sistemas de sustentação mais utilizados na cultura do maracujazeiro é o de espaldeira e o latada. O trabalho foi implementado e esta sendo executado no Setor de Fruticultura do Colégio Agrícola de Frederico Westphalwen/UFSM. As mudas foram produzidas no setor e levadas a campo quando atingiram aproximadamente 20 cm de altura. Nesse sentido, o objetivo do trabalho, além de implementar a cultura do maracujazeiro nos os sistemas de condução de espaldeira e latada, avaliar o desenvolvimento e a produção nos dois sistemas de condução propostos.

Referências bibliograficas:

RUGGIERO, C. (Ed.). Cultura do maracujazeiro. Ribeirão Preto: Legis Summa, 1987. p.218-246.

NASCIMENTO, W.M.O.; TOMÉ, A.T.; OLIVEIRA, M.S.P. de; MULLER, C.H.; CARVALHO, J.E.U . Seleção de progênies de maracujazeiro-amarelo (Passiflora edulis f. flavicarpa) quanto à qualidade de frutos. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 25, n.1, p.186-188, 2003.

Palavras chaves: Passiflora edulis, estruturas de condução, produção.

Obs.: Este resumo contém 334 palavras