Escola Estadual Técnica José Cañellas (Frederico Westphalen)
O resgate da história deve ser valorizada e registrada, para que não se perca com o passar do tempo, muito mais se tratando de uma comunidade da zona rural. Embora os desafios impostos pela falta de dados, de documentação e saber comum entre os moradores do distrito de São João do Porto, é possível mostrar a história e o desenvolvimento da comunidade o que, de fato em âmbito social e cultural possui verdadeira e relevante importância para o nosso município. Observa-se que mais de um terço da população possui entre 40 e 59 anos de idade e, computadores com acesso a internet. Ocorre uma pequena predominância do sexo masculino, credo baseado na religião católica, descendência italiana com baixo nível de escolaridade. Mais da metade da população é abastecida de água potável oriunda de poços artesianos. A pesquisa revela ainda que a agricultura é a atividade econômica base da comunidade, contudo está perdendo espaço para outras atividades, um dos motivos é a falta de apoio governamental e também de mão de obra, com isso acaba ocorrendo uma migração de indivíduos da zona rural para centros urbanos. Apesar do isolamento no meio rural, distante das tecnologias mais modernas, ela apresenta um cenário de crescimento significativo, prova disso é que em 2012 os moradores da comunidade conquistaram a condição de distrito de Frederico Westphalen.
Referências bibliograficas:
BALEM, Helio. Fundação da comunidade de São João do Porto. Frederico Westphalen, 04 novembro 2012. Anotação de aula.
BALEM, Genoefa, Poluição do Lajeado Chiquinha causas e consequências. Frederico Westphalen, outubro de 2003.
DAMASCENO, Maria Nobre. A construção do saber social pelo camponês na sua prática produtiva e política. in DAMASCENO, Maria Nobre. THERRIEN, Jacques (coords) Educação e escola no campo. Campinas: Papirus, 1993.
Histórico, formação dos primeiros imigrantes, WWW.saojoaodoporto.com.br, 02, agosto, 2005, página 1. Acesso em 07/09/2012
PEDROSO, S. F. A carga cultural compartilhada: a passagem para a interculturalidade no
ensino de português língua estrangeira. Campinas, 1999. Dissertação (Mestrado) -
Universidade Estadual de Campinas.