Escola Estadual de Ensino Médio Cardeal Roncalli (Frederico Westphalen)
Pilhas e baterias de água salgada são excelentes maneiras de explorar circuitos simples na sala de aula. Estes são exemplos de baterias a ar em que o metal reage com o oxigênio do ar, a fim de gerar elétrons livres, que fluem através de um circuito externo e fazem o trabalho. Os alunos falam que a água salgada ou frutas atua como um eletrólito para trazer elétrons do ânodo para o cátodo. Isso é verdade, mas deixa a bateria como uma caixa preta. Professores de Física, muitas vezes não têm argumentos para explicar a química por trás destas baterias. Este trabalho pretende explorar a eletroquímica através de uma bateria de ar com cátodo de cobre. Ânodo de alumínio, e de água salgada. Atividades que utilizam baterias são úteis em parte porque os alunos muitas vezes são familiarizados com a queda de tensão através de um circuito (como resistores em série). Esta atividade pode também ser utilizada nas discussões sobre energias alternativas e fornecer um quadro para discutir células de combustível. A resposta padrão da "caixa preta" é que o cobre é mais eletronegativo que o alumínio e ganha o cabo-de- guerra para os elétrons. Isto, no entanto, ignora o importante papel do oxigênio dissolvido, (O2). No circuito externo, o fluxo de elétrons é a partir do alumínio? Do LED? Do cobre? Do oxigênio dissolvido (o oposto da direção da corrente convencional). Mas por dentro da solução, os elétrons transportados pelos íons não deveriam fluir do cobre (cátodo)? E qual é a função do sal? Estas questões avivam a curiosidade, o espírito científico, razão pela qual se achou interessante trazer esta atividade para a feira de ciências.
Referências bibliograficas:
http://www.manualdomundo.com.br/wp-content/uploads/bateria-ar-aluminio.pdf. Acessado dia 15/08/2013.
http://www.manualdomundo.com.br/wp-content/uploads/bateria-ar-aluminio.pdf. Acessado dia 10/06/2013.