Rádio Galena

Colégio Agrícola de Frederico Westphalen (CAFW/UFSM)

DAIANE BATALIN 1 ; JONAS WILLMBRINK 2 ; LEANDRO DA SILVA SAVIAN 3 ; WILLIAN FRITZ 4 ; RODRIGO POGLIA 5
1Aluna, e-mail: dayabatalin@gmail.com 2Aluno, e-mail: dayabatalin@gmail.com 3Aluno, e-mail: dayabatalin@gmail.com 4Aluno, e-mail: dayabatalin@gmail.com 5Professor, e-mail: rdpoglia@.gmail.com

O presente trabalho tem por objetivo demonstrar o princípio de funcionamento de um receptor simples de radiofrequência, o rádio galena.

Rádio de galena é um receptor extremamente simples e fácil de ser construído. Sua característica mais notável é que não são utilizadas pilhas ou energia da rede elétrica para seu funcionamento, o circuito simplesmente converte os sinais de rádio captados pela antena em som.

A desvantagem é que ele necessita de uma antena muito grande para captar a energia da onda de transmissão em quantidade suficiente para fazer o dispositivo funcionar.

O modelo básico possui uma bobina de fio esmaltado que, em conjunto com um capacitor variável sintoniza a emissora desejada. O sinal de radiofrequência(RF)sintonizado passa então por um retificador que "extrai" o sinal de áudio que modula a portadora de RF. Este sinal de áudio é então aplicado a fones de ouvido de alta sensibilidade.

O nome rádio Galena deve-se ao retificador original formada por uma pedra de Galena, sulfeto de chumbo cristalizado. Atualmente são utilizados diodos de germânio em seu lugar.

Referências bibliograficas:

www.universitario.com.br/ead/moodle/mod/resource/view.php?id=489. Acesso 10/09/2013

Palavras chaves: Rádio Galena; Onda; Energia

Obs.: Este resumo contém 181 palavras