Hackers do cérebro: “como aprendemos, pensamos e agimos”

E. E. E. F. Afonso Pena

ISABELLY SPONCHIADO 1 ; MANUELA PESSOTO WIROSKI 2 ; MANUELLA BOFF DOS SANTOS 3 ; MARIA EDUARDA RESTELLI CARATI 4 ; MARIA EUGêNIA FREO ARGENTA 5 ; FABIANA REGINA DA SILVA 6 ; ROSELEI CATARINA LAVINISKI 7
1Estudante, e-mail: isabelly-sponchiado@estudante.rs.gov.br 2Estudante, e-mail: manuela-pwiroski@estudante.rs.gov.br 3Estudante, e-mail: manuella-bdsantos@estudante.rs.gov.br 4Estudante, e-mail: maria-ercarati@estudante.rs.gov.br 5Estudante, e-mail: maria-efargenta@estudante.rs.gov.br 6Orientadora, e-mail: fabiana-silva10@educar.rs.gov.br 7Orientadora, e-mail: roselei-claviniski@educar.rs.gov.br

A neurociência é uma área de estudo multidisciplinar que se dedica a compreender o sistema nervoso em sua totalidade, com ênfase no cérebro, na medula espinhal e nos nervos. Ela investiga a estrutura, a função e o desenvolvimento do sistema nervoso, analisando de que modo este influencia a cognição, o comportamento, e as emoções e a saúde mental. Nosso projeto “hackers do cérebro” teve como objetivo apresentar a neurociência de forma prática, divertida e educativa para o público, por meio de atividades interativas. Entre elas: atividade com olfato: foram vendados os participantes e convidados a identificar diferentes especiarias pelo cheiro; atividade sensorial: os participantes colocaram uma de suas mãos dentro de uma caixa e tentaram descobrir o que havia dentro utilizando apenas o tato. Por meio dessas vivências, os participantes puderam compreender aspectos relacionados ao funcionamento do cérebro, à memória, à influência das emoções, à aprendizagem e ao papel de hábitos saudáveis para melhoria da mente. A proposta consistiu em aproximar a ciência do cotidiano da sociedade, utilizando experiências com os cinco sentidos, além de desafios de memória, de atenção e de outras habilidades cognitivas. A metodologia foi baseada em jogos sensoriais realizados com o público visitante, acompanhados de curiosidades e breves explicações. Também utilizamos materiais ilustrativos, como um cérebro feito de massa de biscuit, empregado para demonstrar suas diferentes. Esperávamos que os participantes compreendessem melhor como o cérebro, desenvolvessem interesse por temas científicos e levassem os conhecimentos adquiridos para a vida. Buscamos entender como o cérebro evoluiu ao logo da história, como aprendia, como agia, sentia e se transformava em fatores como o sono, a alimentação e os exercícios físicos, que influenciam diretamente a qualidade de vida. Nossa proposta consistiu em despertar a curiosidade sobre o funcionamento d cerebral e evidenciar como o conhecimento da neurociência poderia contribuir para o bem-estar, a saúde mental, a aprendizagem e as relações humanas, visando a construção de uma sociedade com mais qualidade de vida e sustentabilidade.

Referências bibliograficas:

Palavras chaves: Neurociência; cérebro; qualidade de vida; aprendizagem; emoções.

Obs.: Este resumo contém 324 palavras