E. E. E. F. Afonso Pena
Esse projeto tem como intuito mostrar a importância da merenda escolar na vida do estudante, aumentando sua produtividade e concentração, não sendo apenas uma pausa para lanchar. A pesquisa foi desenvolvida através de análises bibliográficas/documentais e pesquisa entre os estudantes para saber qual a merenda favorita, assim como entrevistas com a coordenação da escola, podendo-se assim fazer um levantamento mais detalhado dos custos com a merenda escolar, quais lanches favoritos e de onde vem o recurso para adquirir a merenda. O Governo Federal, através da Lei Federal nº 11.947/2009 que instituiu o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), visa dar merenda escolar de qualidade a todos os estudantes do Brasil. A mesma lei busca destinar 30% do recurso para compra de alimentos que sejam adquiridos da Agricultura Familiar, assim incentivando o desenvolvimento econômico local. Os cardápios da alimentação escolar deverão ser elaborados por nutricionista responsável com utilização de gêneros alimentícios básicos, respeitando-se as referências nutricionais, os hábitos alimentares, a cultura e a tradição alimentar da localidade, pautando-se na sustentabilidade e diversificação agrícola da região, na alimentação saudável e adequada. Com o presente trabalho, buscamos entender porque há merenda nas escolas em quê ela ajuda os estudante; também, entender que a merenda não é apenas uma pausa para o lanche, mas sim, um item importante para a saúde nutricional dos alunos que interfere diretamente no rendimento escolar dos mesmos. Além disso, explicitar que a merenda jamais deve ser desperdiçada pois em uma simples pausa para o lanche tem muita coisa envolvida: a verba que o governo dispõe, lei somente para garantir obrigatória a merenda nas escolas, envolvimento da agricultura familiar, nutricionistas, trabalho das merendeiras, serventes, direção da escola e do setor financeiro escolar.
Referências bibliograficas: