E. E. E. F. Afonso Pena
O projeto “A Voz da Escola: Rádio Escolar como Ferramenta Pedagógica e Inclusiva no Uso das TDICs”, desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves, em Palmitinho – RS, tem como objetivo central promover a aprendizagem significativa e o protagonismo estudantil por meio da criação e manutenção de uma rádio escolar articulada ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). A proposta é fundamentada em autores como Paulo Freire, José Moran, Mikhail Bakhtin e Mônica Fantin, que defendem a importância da educação crítica, dialógica, interativa e midiática. Assim, a rádio escolar é compreendida como espaço de expressão, diálogo e construção coletiva de saberes, estimulando a oralidade, a escrita, a leitura crítica de mundo e a autonomia dos alunos. Atualmente, o projeto encontra-se em fase de implementação, estudos e produção de materiais, incluindo podcasts, estudo bibliográfico e práticas com os gêneros textuais entrevista, notícia e carta aberta. No mês de outubro, serão disponibilizados os equipamentos necessários para a transmissão dos programas de rádio, o que permitirá consolidar as ações planejadas e ampliar o alcance das produções. Dessa forma, o projeto se destaca pela relevância pedagógica e social, ao integrar comunicação, tecnologia e participação, contribuindo para uma educação inovadora, significativa e emancipadora.
Referências bibliograficas:
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
FANTIN, Mônica. Educação e mídias digitais: desafios contemporâneos. In: Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 7, n. 14, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MORAN, José Manuel. Mudando a educação com metodologias ativas. São Paulo, 2015. Disponível em: www.efuturo.com.br. Acesso em: 05 set. 2025.