RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO LÍDER JUVENIL NAS DISCUSSÕES SOCIOAMBIENTAIS

E. E. E. B. Padre Francisco Goettler

ALEF CAINã MARTINS BUENO 1 ; ADRIANA CARGNIN SILVA 2 ; ANA PAULA CORTEZE LOCATELLI 3
11, e-mail: alef-cbueno@estudante.rs.gov.br 22, e-mail: adriana-csilva@educar.rs.gov.br 33, e-mail: ana-locatelli@educar.rs.gov.br

Este relato tem como objetivo apresentar a prática de liderança estudantil na defesa de políticas públicas ambientais, com destaque para a atuação como Líder Estudantil Escolar, posteriormente eleito Líder Estudantil Regional para então, conquistar a liderança do Polo 3 do estado do Rio Grande do Sul, para participar da COP 30, quando serão levadas demandas dos estudantes e da comunidade ao debate internacional. A prática fundamenta-se nos princípios da participação cidadã, educação ambiental e protagonismo juvenil, alinhados à Agenda 2030 e às metas globais de sustentabilidade. As ações foram realizadas por meio da participação em conferências ambientais, como a Mini cop em São Leopoldo, em Belém do Pará na IV CEIJMA - Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente e em Porto Alegre, participação no Seminário Internacional Educação, Mudanças Climáticas e Resiliência, momento de articulação com autoridades e organizações internacionais, elaboração e entrega de documentos oficiais ao governo do RS. Entre as demandas registradas, destacou-se a solicitação de inclusão da educação ambiental no currículo das escolas em todo o estado, bem como a implementação de projetos ambientais em todas as instituições de ensino vinculadas à 20ª CRE. A prática resultou no convite pelo Coordenador Regional de Educação e pelo Governador do Estado, para ser cerimonialista, em diversas ocasiões. Ademais, ocasionou em aumento do engajamento estudantil, fortalecimento do diálogo entre estudantes e gestores públicos e a disseminação de projetos ambientais regionais. As propostas entregues vêm contribuindo significativamente para o avanço da pauta ambiental nas políticas públicas. O protagonismo estudantil tem sido decisivo para impulsionar mudanças reais em nível regional e nacional. A participação na COP 30, em novembro, representará a consolidação desta trajetória, levando as demandas do Rio Grande do Sul ao cenário internacional.

Referências bibliograficas:

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Brasília: Nações Unidas, 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/91863-agenda-2030-para-o-desenvolvimento-sustentavel. Acesso em: 09 mai. 2025.

Palavras chaves: COP 30; Educação ambiental; Liderança; Políticas públicas; Protagonismo.

Obs.: Este resumo contém 284 palavras