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A extração de DNA de frutas é uma prática pedagógica muito utilizada no ensino da biologia molecular e da genética, pois permite a visualização macroscópica da molécula da hereditariedade. A prática contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico, da investigação científica e da compreensão de conceitos básicos de forma prática, lúdica e acessível, utilizando recursos de fácil obtenção e baixo custo. O objetivo deste trabalho é realizar a extração de DNA de frutas com diferentes ploidias, avaliando a quantidade e a qualidade dos filamentos obtidos. As frutas utilizadas serão o morango, a banana, a melancia e o kiwi. A extração de DNA das frutas baseou-se na preparação das amostras, retirando-se parte da polpa e macerando-a cuidadosamente. Em seguida, adicionou-se uma colher de chá de detergente, uma colher de chá de sal e um pouco de água, misturando lentamente para romper as membranas celulares e liberar o DNA. A mistura foi filtrada com auxílio de uma peneira, e parte do filtrado foi transferida para um tubo de ensaio. Então, foi adicionado álcool gelado lentamente pela parede do tubo, na proporção aproximada de uma parte de filtrado para duas de álcool, promovendo a precipitação do DNA. Como resultado, observa-se, os filamentos de DNA como nuvem esbranquiçada entre a fase alcoólica e aquosa da solução. Além disso, é esperado que as frutas apresentem variações na quantidade e na qualidade dos filamentos de DNA, já que frutas com maior número de cromossomos, como o morango (octaplóide, DE CASTRO, 2004) e o kiwi (hexaplóide, HUANG, 2013), devem permitir a visualização de uma maior quantidade de filamentos de DNA, comparativamente à banana (triplóide, BARBOSA, 2012) e a melancia (tetraplóide, SOUZA et al., 2019). Com este experimento, será possível demonstrar a influência da ploidia na visualização dos filamentos de DNA, além de indicar as frutas mais adequadas para aplicação em protocolos de aulas práticas. Durante a Mostra de Ciências, o público poderá acompanhar o processo de extração e visualização do DNA das frutas, favorecendo o estímulo à curiosidade científica e ao interesse pela pesquisa.
Referências bibliograficas:
BARBOSA, Alessandra. Aspectos reprodutivos e fertilidade em bananeiras diplóides e triplóides. 2012. Disponível em: . Acesso em: 3 set. 2025.
BELCAVELLO, D. A. B.; BARBOSA, M. A. P. A extração de DNA no ensino de Ciências e Biologia: desenvolvendo a temática por meio da sequência de ensino investigativo. In: Processos de Desenvolvimento e Aprendizagem: práticas e pesquisas. Editora Científica Digital, 2023. p. 11-23.
DE CASTRO, Ricardo Lima. Melhoramento genético do morangueiro: avanços no Brasil. 2º Simpósio Nacional do Morango 1º Encontro de Pequenas Frutas e Frutas Nativas, p. 22, 2004.
HUANG, Shengxiong et al. Draft genome of the kiwifruit Actinidia chinensis. Nature communications, v. 4, n. 1, p. 2640, 2013.
SOUZA, F. de F. et al. Identificação de plantas tetraplóides de melancia através do teste de progênie. 2019.