ARTE,CULTURA E COMUNICAÇÃO EM BUSCA DA SUSTENTABILIDADE

E. E. E. M. 20 de Setembro

EMANUELLE CRISTINA RODRIGUES DOS SANTOS DA SILVA 1 ; FERNANDA TAIANE DA ROSA 2 ; RODRIGO SARZI SARTORI 3 ; SILVANIA ZANETTE MARKOSKI 4 ; VALDIONE STEFANELLO VEDANA 5
1Direção da Escola E.E.E.M. 20 de Setembro, e-mail: emanuelle-silva9@estudante.rs.gov.br 2Direção da Escola E.E.E.M. 20 de Setembro, e-mail: fernanda-6559163@estudante.rs.gov.br 3Direção da Escola E.E.E.M. 20 de Setembro, e-mail: rodrigo-ssartori@estudante.rs.gov.br 4Direção da Escola E.E.E.M. 20 de Setembro, e-mail: silvania-zmarkoski@educar.rs.gov.br 5Direção da Escola E.E.E.M. 20 de Setembro, e-mail: valdione-svedana@educar.rs.gov.br

Este resumo tem como objetivo apresentar de forma simples e teórica uma iniciativa educacional desenvolvida na escola de ensino médio. Neste contexto, com a temática arte, cultura e comunicação e inspirado na Convenção das Nações Unidas que ocorrerá no Brasil, este trabalho tem como objetivo conscientizar e compreender a inter-relação entre arte, cultura e comunicação, utilizando como base para o desenvolvimento de habilidades de expressão, análise crítica e engajamentos social, em prol ao meio ambiente, que resulta em ações pequenas e consistentes e, unindo uma a uma, torna-se grande, gerando resultados eficientes. Nesse cenário, desenvolveu-se na Escola Estadual de Ensino Médio 20 de Setembro, sob responsabilidade da turma do 3º A, o projeto com vetores para a promoção da sustentabilidade, fundamentando-se na premissa de que a educação ambiental contemporânea, demanda abordagens interativas para combater o desperdício, à degradação ambiental e estimular a consciência socioecológica. Além disso, o trabalho desenvolvido divulgou como as diversas culturas que formaram nossa nação contribuíram e ainda contribuem de alguma forma com a sustentabilidade do país. A integração desses elementos não só atende as diretrizes curriculares como também, corresponde às necessidades de cultivar nos jovens uma sensibilidade ecossistêmica. Assim, participantes tiveram a liberdade de aplicar o conhecimento teórico em algo real, utilizando suas próprias vozes e criatividade para comunicar algo que considerem relevante, tendo em conta o tema referente a COP e sustentabilidades, pois a interação entre os componentes curriculares da área de comunicação e expressão possibilitaram fazer essa prática, da utilização de movimentos da arte contemporânea permitiu que os estudantes não apenas compreendessem os desafios ambientais, mas também se tornassem protagonistas na criação de soluções. Finalizando com exposições, teatro e música conectando o público ao conhecimento de que se pode transformar um planeta. Por meio do trabalho realizado, se obteve um impressionante resultado, que pôde se observar principalmente na participação quase total de todos os alunos da escola. A partir disso, a conscientização referente ao meio ambiente pôde ser promovida e foi motivado nos alunos uma sede por fazer a diferença e o querer em preservar o planeta em que vivem, a partir da integração entre arte, cultura e comunicação como principais meios para se caminhar rumo à sustentabilidade.

Referências bibliograficas:

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/cop-30.htm

Palavras chaves: Arte; comunicação; cultura; cop30; sustentabilidade.

Obs.: Este resumo contém 372 palavras