CONSUMO DE CAFEÍNA ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E SUAS IMPLICAÇÕES NA FISIOLOGIA E ROTINA ACADÊMICA

IFFar-FW

ELOÍSA SANTOS DE ALMEIDA 1 ; MONIQUE GEREVINI 2 ; NATHIELY SORANZO SABADIN 3 ; YASMIN SCARAVONATTO 4 ; CARLA DEONISIA HENDGES 5
1Discente, e-mail: eloisa.2023302928@aluno.iffar.edu.br 2Discente, e-mail: monique.85075@aluno.iffar.edu.br 3Discente, e-mail: nathiely.50022@aluno.iffar.edu.br 4Discente, e-mail: yasmin.2023300271@aluno.iffar.edu.br 5Docente, e-mail: carla.hendges@iffarroupilha.edu.br

Sabe-se que a cafeína é uma substância muito consumida no cotidiano acadêmico, pelas suas propriedades que melhoram o desempenho e o bem-estar por aumentar o estado de alerta, a capacidade cognitiva (como concentração e memória), reduzir a percepção de fadiga e o cansaço, e aprimorar o estado de ânimo e a motivação (ANDRADE et al., 2023). No entanto, apesar de sua tamanha utilização, muitos estudantes desconhecem os efeitos fisiológicos e psicológicos, potencialmente graves, após o consumo (TURNER, et al., 2023). Este trabalho tem por objetivo investigar os hábitos de consumo de cafeína entre estudantes, incluindo as fontes utilizadas, as motivações do consumo e suas implicações na rotina acadêmica e em aspectos fisiológicos. Como metodologia, aplicou-se um questionário online aos estudantes do Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha - Campus Frederico Westphalen. Foram obtidas 41 respostas. A análise dos resultados mostrou que grande parte dos estudantes consome cafeína todos os dias (39%) e uma pequena parte dos alunos (14,6%) consome mais de uma vez ao dia. As principais fontes de cafeína consumidas entre os estudantes são o café (85,4%), chimarrão (68,3%), coca-cola e chocolates (63,4%) e bebidas energéticas (56,1%). Muitos estudantes (51,2%) afirmam que aumentam o consumo em períodos de provas e trabalhos acadêmicos, relatando que alimentos e bebidas com cafeína melhoram o seu desempenho acadêmico (65,9%). A maioria dos estudantes (43%) relatou nunca ter sentido nenhum sintoma fisiológico desconfortável (ex. palpitações, tremores, dor de cabeça, dor no estômago), porém alguns relatam que sentem sempre ou com frequência (14,7%). Uma parcela significativa (36,6%) afirmou que sentem sintomas como ansiedade e agitação após o consumo de fontes de cafeína. Sobre o conhecimento dos malefícios do consumo excessivo de cafeína, a maioria relatou não ter conhecimento e/ou uma compreensão mais detalhada (70,7%). Conclui-se que as fontes de cafeína são amplamente consumidas pelos estudantes do Ensino Médio, principalmente para melhorar o desempenho acadêmico. Apesar disso, poucos relatam efeitos fisiológicos e muitos desconhecem os riscos do consumo excessivo, especialmente os cardiovasculares. Esses resultados serão apresentados ao público da Mostra, acompanhados de demonstrações práticas sobre a quantidade de cafeína nos produtos mais consumidos pelos estudantes, bem como sobre a anatomia e a fisiologia do coração, visando estimular o consumo consciente.

Referências bibliograficas:

ANDRADE, J. dos Santos et al. Efeitos da cafeína no organismo humano. Arq. Ciênc. Saúde UNIPAR, v. 27, n. 7, p. 3931–3946, 2023.

TURNER, Sophie et al. Secondary school students and caffeine: consumption habits, motivations, and experiences. Nutrients, v. 15, n. 4, p. 1011, 2023.

Palavras chaves: Bebidas energéticas, Efeitos cardiovasculares; Hábitos de consumo.

Obs.: Este resumo contém 365 palavras