EXPERIÊNCIA IMERSIVA EM CIRURGIA VETERINÁRIA: CONECTANDO A COMUNIDADE ESCOLAR AO ENSINO, EXTENSÃO E PESQUISA ATRAVÉS DA PRÁTICA CIRÚRGICA

IFFar-FW

ANA CAROLINA DE OLIVEIRA 1 ; ÊMILY VITóRIA TASCHETTO DECHMAN 2 ; EVELLYN BALESTRIN 3 ; HELOISA SARTORETTO 4 ; FERNANDO SILVéRIO FERREIRA DA CRUZ 5 ; SILVANA BELLINI VIDOR 6
1Oliveira, Ana Carolina, e-mail: ana.2022013662@aluno.iffar.edu.br 2Dechman, Êmily Vitória Taschetto, e-mail: emily.69044@aluno.iffar.edu.br 3Balestrin, Evellyn, e-mail: evellyn.59071@aluno.iffar.edu.br 4Sartoretto, Heloisa, e-mail: heloisa.2023010923@aluno.iffar.edu.br 5Cruz, Fernando Silvério Ferreira, e-mail: fernando.cruz@iffarroupilha.edu.br 6Vidor, Silvana Bellini, e-mail: silvana.vidor@iffarroupilha.edu.br

A prática cirúrgica representa uma das áreas mais complexas e fundamentais da Medicina Veterinária, exigindo preparo técnico, raciocínio clínico e lógico, responsabilidade ética e integração entre teoria e prática para a formação de profissionais qualificados, além de desempenhar importante papel social por meio do atendimento clínico e cirúrgico à comunidade. Nesse cenário, no LEPEP de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária do Instituto Federal Farroupilha, Campus Frederico Westphalen consolidou-se, como um espaço essencial de ensino, pesquisa e extensão, no qual foram realizados ao todo 173 procedimentos ao longo dos cinco anos de funcionamento (2021-2025), em diferentes espécies, principalmente cães e gatos submetidos a castrações eletivas, mas também bovinos, ovinos, lagomorfos e animais silvestres atendidos em situações emergenciais ou em procedimentos eletivos, sob supervisão docente e com a participação ativa de estudantes e estagiários. Considerando a relevância desse percurso e a necessidade de aproximar a comunidade externa da realidade acadêmica, justifica-se a realização de uma atividade imersiva que permita aos estudantes do ensino médio vivenciarem, ainda que em caráter demonstrativo, a rotina de um bloco cirúrgico veterinário, despertando a curiosidade científica e o interesse profissional. O objetivo deste trabalho é apresentar uma imersão em cirurgia veterinária, por meio da demonstração de uma sala de cirurgia simulada, destacando sua importância pedagógica e social e evidenciando o papel da instituição no fortalecimento do tripé ensino, pesquisa e extensão. A metodologia consiste na montagem de um espaço que reproduz a organização e o funcionamento de um bloco cirúrgico, no qual serão demonstrados aspectos como biossegurança, anatomia cirúrgica, paramentação, instrumentação e etapas fundamentais de um procedimento, de forma didática e interativa. A proposta inclui ainda a realização de momentos de experiência individual imersiva, conduzidos por alunos estagiários que vivenciam a rotina do bloco cirúrgico no campus, os quais irão compartilhar com os visitantes aquilo que lhes foi incentivado e ensinado, suas aprendizagens e contribuições na área, repassando às próximas gerações e futuras turmas o conhecimento adquirido. Os visitantes poderão paramentar-se e fazer fotografias na sala de cirurgia, podendo publicar em suas redes sociais ou guardar como recordação. Os resultados esperados incluem a maior compreensão dos visitantes sobre a prática veterinária, a valorização da profissão e de sua função social, o incentivo ao ingresso em cursos da área da saúde, bem como a ampliação da percepção acerca da importância do curso na instituição. Espera-se que a atividade contribua para consolidar a imagem institucional como agente de transformação educacional e social, ao aproximar a comunidade escolar da realidade acadêmica e possibilitar que futuros estudantes enxerguem a Medicina Veterinária como uma área de atuação repleta de desafios e interesse. A partir da experiência acumulada pelo setor, que já demonstrou baixos índices de complicações e elevada taxa de sucesso cirúrgico, é possível concluir que a vivência em um bloco cirúrgico, mesmo em caráter demonstrativo, constitui uma estratégia inovadora e eficiente de ensino-aprendizagem e extensão, capaz de promover não apenas a formação crítica e técnica de futuros médicos-veterinários, mas também o fortalecimento da integração entre instituição e sociedade, reafirmando o compromisso do IFFar-FW com a qualidade do ensino, a produção de conhecimento e a responsabilidade social.

Referências bibliograficas:

Palavras chaves: Medicina Veterinária, curricularização da extensão, prática cirúrgica

Obs.: Este resumo contém 514 palavras