Caracterização e tendências da raça Braford na pecuária gaúcha

IFFar-FW

BERNARDO CARATTI. 1 ; BRENO B. ZANATTA 2 ; JENIFFER S. TENEDINI 3 ; PAULO ROBERTO ANTUNES DA ROSA 4
1Caratti, B., e-mail: bernardo.2023300398@aluno.iffar.edu.br 2Zanatta, B. Z., e-mail: breno.2023300576@aluno.iffar.edu.br 3Tenedini, J. S., e-mail: jeniffer.2022313720@aluno.iffar.edu.br 4Rosa, P. R., e-mail: paulo.rosa@iffarroupilha.edu.br

A raça Braford de bovinos de corte é uma raça sintética, originada do cruzamento entre as raças Brahmam e Hereford. O desenvolvimento da raça Braford teve sua origem nos EUA, por volta da década de 1940, chegou ao Brasil na década seguinte, sendo oficialmente estruturada pela ABHB em 1994. O principal estímulo para sua criação foi unir a rusticidade, resistência ao calor e parasitas do Brahmam, com a precocidade, fertilidade e qualidade de carne do Hereford. Ao longo dos últimos anos, tem-se notado um crescimento muito grande da raça dentro dos criatórios gaúchos alcançando, inclusive, grande representatividade nos outros estados da Federação. Nestes, a raça está sendo muito bem utilizada para efetuar cruzamento industrial a fim de aumentar o rendimento frigorífico bem como a qualidade da carne comercializada naqueles estados. O Rio Grande do sul tem o privilégio de reunir condições climáticas propícias para a criação de raças europeias britânicas como a hereford, que reúne as melhores características de conformação, rendimento de carcaça e qualidade de carne. Entretanto, com o passar dos anos os desafios climáticos e parasitários aumentaram consideravelmente tornando o Braford uma excelente alternativa para manter os níveis de qualidade em harmonia com o bem estar animal. Dessa forma, o objetivo do presente estudo é caracterizar a raça Braford de bovinos de corte em relação a sua representatividade na pecuária gaúcha, características de produtividade, adaptabilidade e demanda dentro dos sistemas pecuários. Para isso, será realizado como metodologia a aplicação de questionários para produtores rurais que comercializam genética bem como para um escritório de remates referência na comercialização de reprodutores. O questionário visa compreender a importância da raça no contexto da pecuária gaúcha, potencial produtivo, custo benefício da criação, seu diferencial em relação as demais raças europeias e sintéticas criadas no RS e demanda por parte dos criatórios. Contudo, pretendemos reunir informações a respeito das novas tenências da criação da raça Braford, a fim de contribuir com informações para os produtores melhor manejar e selecionar seus criatórios.

Referências bibliograficas:

PRIMO, A. T. Braford: raça sintética para corte. Rev. Bras. Reprodução Animal, v. 11, n. 2, p. 49–56, 1987.

MADALENA, F. E. Raças sintéticas na pecuária de corte brasileira. Embrapa Gado de Corte, Documentos 23, 2001.

VAZ, F. N.; RESTLE, J. Características de carcaça e qualidade de carne em bovinos Braford. Rev. Bras. Zootecnia, v. 39, n. 2, p. 371–379, 2010.

Palavras chaves: braford, bovinos, corte, produção

Obs.: Este resumo contém 328 palavras