COMPOSTEIRA SUSTENTÁVEL

E. E. E. B. Sepé Tiaraju

DAVI ALEJANDRO MILá ODREN 1 ; D’ALESSANDRO FACCO GREGIANIN 2 ; GABRIEL ALENCAR ZIBETI 3 ; MARIA EDUARDA DE CASTRO ESPERIDIãO 4 ; PAMELA LUIZA RODRIGUES MACHADO 5 ; LUCIMARA DA SILVA PACHECO 6
1 e-mail: davi-7001771@estudante.rs.gov.br 2 e-mail: dalessandro-fgregianin@estudante.rs.gov.br 3 e-mail: gabriel-6716306@estudante.rs.gov.br 4 e-mail: maria-edcesperidiao@estudante.rs.gov.br 5 e-mail: pamela-lrmachado@estudante.rs.gov.br 6 e-mail: lucimarapacheco.prof@gmail.com

O projeto Composteira Sustentável surgiu da necessidade de dar um destino adequado aos resíduos orgânicos gerados na escola, considerando que o descarte em aterros causa emissão de gases poluentes, produção de chorume e degradação ambiental. Nesse contexto, a compostagem, incorporada à ST Cooperativa (cooperativa escolar voltada à sustentabilidade e ao reaproveitamento) consolidou-se como prática educativa e ambientalmente responsável, capaz de transformar resíduos em adubo e promover a conscientização da comunidade escolar. Os objetivos do projeto foram estimular a redução do lixo orgânico e a produção de composto para utilização na horta da escola, incentivando a separação correta dos resíduos, diminuindo o envio a aterros e ampliando a consciência sobre sustentabilidade. A metodologia envolveu inicialmente a utilização de um minhocário de 120 litros, no qual foram inseridos restos vegetais misturados à serragem, favorecendo a decomposição sem odores. Paralelamente, foram aplicadas outras duas formas de compostagem: a composteira de chão, destinada a resíduos que não podem ser utilizados no minhocário, e o uso de tonéis plásticos abastecidos diariamente com material orgânico, em função do aumento da demanda de resíduos. Os resultados apontam para a produção de húmus e nutrientes minerais essenciais, como nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio e magnésio, fundamentais para a fertilidade do solo e o cultivo de alimentos saudáveis. A compostagem dos resíduos da merenda e de sobras alimentares tem gerado insumos para a horta escolar, que já contribui para o desenvolvimento de hortaliças e visa à integração futura desses alimentos à merenda, fechando o ciclo de sustentabilidade. Dificuldades iniciais, como a proporção inadequada entre materiais secos e úmidos, foram superadas mediante observação contínua e orientação técnica, aprimorando a qualidade do composto. Além disso, a literatura científica destaca que a compostagem é uma prática de fácil implementação e de grande relevância para a educação e para o meio ambiente, ampliando a percepção sobre segurança alimentar, biodiversidade e cidadania ambiental. Conclui-se que a compostagem se consolidou como eixo estruturante do projeto, unindo sustentabilidade, educação e cooperação, além de fortalecer o papel da escola como agente transformador na comunidade.

Palavras-chave: compostagem; cooperativa; horta escolar; reaproveitamento; sustentabilidade.

Referências bibliograficas:

Palavras chaves: compostagem; cooperativa; horta escolar; reaproveitamento; sustentabilidade.

Obs.: Este resumo contém 343 palavras