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A história de Malala Yousafzai revela a força da mobilização individual e coletiva na defesa dos direitos humanos, especialmente o direito à educação de meninas. É neste sentido, que o trabalho foi desenvolvido com o objetivo de levar a biografia e o contexto histórico-geográfico, da jovem Malala para outras meninas. Sua infância no Vale do Swat, no Paquistão, Malala enfrentou barreiras socioculturais e políticas que restringiam o acesso feminino à escola, e a mesma, denunciou publicamente essas injustiças em seu blog para a BBC, por isso, em 2012, sofreu um atentado do Talibã, extremistas religiosos e políticos. Mas sua recuperação e atuação internacional consolidaram sua voz como referência global. Este trabalho apresenta sua trajetória de forma concisa, destacando: o incentivo familiar à educação, relatos públicos sobre restrições no Swat, blog para a BBC, tentativa de assassinato, criação do Malala Fund, discursos em instâncias internacionais e a conquista do Prêmio Nobel da Paz (2014) e a sensibilização com o mascote dos direitos humanos. O trabalho foi baseado em fontes secundárias confiáveis e que sintetizam em linguagem acessível, o impacto social e político de suas ações. Ainda, durante a Mostra Regional de Ciências, será aplicado um questionário virtual sobre direitos humanos, conectando a história de Malala com as reflexões das meninas atualmente. O projeto demonstra como a coragem e a educação podem transformar realidades, inspirando jovens a se engajarem em causas sociais e a reconhecerem a importância da educação para todos.
Referências bibliograficas:
Yousafzai, Malala; Lamb, Christina. Eu sou Malala: a história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
ONU – Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em: https://www.un.org/pt/about-us/universal-declaration-of-human-rights
. Acesso em: 05 set. 2025.
Unesco. Educação e Direitos Humanos: promoção da igualdade e do acesso à escola. Paris: UNESCO, 2020. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org
. Acesso em: 05 set. 2025.