IFFar-FW
O descarte inadequado de óleos vegetais usados é um problema ambiental persistente, mas que pode ser transformado em uma oportunidade para a geração de energia renovável. No Instituto Federal Farroupilha – Campus Frederico Westphalen, o restaurante universitário e a lanchonete produzem diariamente resíduos de óleo que poderiam ser aproveitados para a produção de biodiesel. O presente trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade econômica da instalação de um equipamento de produção de biodiesel no campus. Para isso, investigaremos se a utilização desse resíduo é sustentável tanto do ponto de vista ambiental quanto financeiro. A metodologia baseia-se no levantamento da quantidade média de óleo residual gerado, na pesquisa de custos e capacidades dos equipamentos disponíveis no mercado e na estimativa dos gastos operacionais, como consumo de energia e manutenção. A partir desses dados, serão realizados cálculos comparativos entre custos e benefícios, a fim de verificar se o investimento se paga ao longo do tempo ou se representaria apenas uma despesa. Espera-se que o estudo contribua para uma gestão mais eficiente dos recursos do campus, incentivando práticas de economia circular e demonstrando como a Administração pode dialogar com a Sustentabilidade na busca por soluções inovadoras.
Referências bibliograficas:
ANP. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Biodiesel: produção e uso no Brasil. Disponível em: https://www.gov.br/anp. Acesso em: agosto, 2025.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Energia renovável e sustentabilidade. Disponível em: https://www.gov.br/mma. Acesso em: agosto, 2025.