Desvendando a mente divergente: um olhar sobre o TDAH

IFFar-FW

ANI KELI OLIVEIRA AZEVEDO 1 ; ENZO CERUTTI KRZYZANIAK 2 ; FABIELY THONI DE SOUZA 3 ; LUIZA MAZZONETTO DALLA VALLE 4 ; MONIQUE FERNANDA DE LIMA SANTOS 5 ; DAVI SILVA DALBERTO 6
1AZEVEDO, A.K.O., e-mail: ani.95099@aluno.iffar.edu.br 2KRZYZANIAK, E.C., e-mail: enzo.17002@aluno.iffar.edu.br 3SOUZA, F.T., e-mail: fabiely.55004@aluno.iffar.edu.br 4DALLA VALLE, L.M., e-mail: luiza.94080@aluno.iffar.edu.br 5SANTOS, M.F.L., e-mail: monique.15378@aluno.iffar.edu.br 6DALBERTO, D.S., e-mail: davi.dalberto@iffarroupilha.edu.br

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurodesenvolvimental caracterizado por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade desde a infância (CORTESE; CASTELLANOS, 2013). Afeta diferentes áreas da vida, principalmente o desempenho escolar, os relacionamentos sociais e a autoestima. O objetivo deste trabalho é analisar as causas e as alterações neurobiológicas associadas ao TDAH, como falhas estruturais e funcionais no cérebro, além de compreender seus impactos acadêmicos e sociais, bem como levantar os principais tratamentos e intervenções utilizados. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, com consulta a artigos científicos e materiais disponíveis em bases acadêmicas como SciELO e Google Acadêmico. O córtex pré-frontal é essencial para as funções executivas, como atenção e controle de impulsos; o estriado está ligado à motivação e à recompensa; e o cerebelo, à coordenação motora e cognitiva. As falhas nessas áreas explicam a origem dos sintomas de desatenção e hiperatividade (LERMEN et al., 2021). Essas manifestações neurobiológicas afetam diretamente o desempenho escolar e as relações sociais. No ambiente escolar, os sintomas geram dificuldades de memória, organização, concentração e controle do comportamento, o que compromete o aprendizado, já que a impulsividade leva ao erro e a hiperatividade em sala de aula, juntamente com a desorganização com materiais, representam desafios adicionais (BARBOSA; SANTOS, 2019; LERMEN et al., 2021). A falta de conhecimento dos professores sobre o transtorno também pode dificultar o apoio adequado, gerando um sentimento de exclusão no aluno (MACHADO; PEREIRA, 2020). Já na vida social, os sintomas interferem na convivência familiar e nas interações interpessoais, resultando em conflitos, isolamento e baixa autoestima (SILVA et al., 2022; RIBEIRO, 2018). Isso pode levar ao insucesso profissional e dificultar a manutenção de amizades, pois o estigma e a falta de informação fazem com que pessoas com o transtorno sejam evitadas ou excluídas (LIMA, 2017). O preconceito e a falta de informação também dificultam a inclusão, pois os sintomas muitas vezes são confundidos com má educação ou falta de esforço (INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIA, 2022). Em relação às intervenções, destacam-se a psicopedagogia, arteterapia, terapia cognitivo-comportamental, treinamento parental, além de recursos farmacológicos, como o uso de estimulantes e antidepressivos, que juntos contribuem para reduzir sintomas e melhorar a qualidade de vida (SGANDERLA et al., 2024; MACHADO et al., 2019). O acompanhamento multiprofissional é essencial para manejar os sintomas e reduzir impactos sociais e acadêmicos (REDE D'OR SÃO LUIZ, 2021). Mais do que um desafio individual, o TDAH deve ser compreendido como uma condição complexa que exige suporte integrado de família, escola e profissionais da saúde, além da conscientização social para reduzir estigmas e promover inclusão.

Referências bibliograficas:

BARBOSA, Vanessa Alves; SANTOS, Lúcia Helena. As dificuldades da criança com TDAH no contexto escolar. Publicações UNIESP, v. 14, n. 1, p. 165-177, 2019. Disponível em: https://publicacoes.uniesp.edu.br/index.php/14/article/view/165. Acesso em: 3 set. 2025.

CORTESE, Samuele; CASTELLANOS, Francisco Xavier. TDAH e Neurociência. In: Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância. 2013. Disponível em: https://www.enciclopedia-crianca.com/hiperatividade-e-deficit-de-atencao-tdah/segundo-especialistas/tdah-e-neurociencia. Acesso em: 29 ago. 2025.

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIA. TDAH: transtorno rotula pacientes com desinformação e preconceito. Assembleia Legislativa do Piauí, 2022. Disponível em: https://www.al.pi.leg.br/comunicacao/tv-assembleia/noticias-tv/tdah-transtorno-rotula-pacientes-com-desinformacao-e-preconceito. Acesso em: 3 set. 2025.

LERMEN, Carolina et al. Funções executivas em escolares com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Psico-USF, v. 26, n. 2, p. 303-314, 2021. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/39098. Acesso em: 3 set. 2025.

LIMA, Alana Cristina. A vida social de adultos com TDAH: a influência das funções executivas na interação social. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18674. Acesso em: 3 set. 2025.

MACHADO, Waleska Natália et al. Intervenções escolares para o TDAH: Uma revisão da literatura (2000-2018). Revista Educação, Psicologia e Intervenções em Saúde, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2019. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/1938/193875349006/html/. Acesso em: 3 set. 2025.

MACHADO, Eliane; PEREIRA, Ana Paula. O TDAH e a formação continuada de professores: um estudo de caso. In: SILVA, J. S. (Org.). Pedagogia: Saberes e Práticas do Educador em Múltiplos Cenários. Vol. 4. [S. l.]: Poisson, 2020. p. 49-57. Disponível em: https://www.poisson.com.br/livros/individuais/Pedagogia/volume4_amazonico/Pedagogia_amazonico_Vol4.pdf. Acesso em: 3 set. 2025.

REDE D'OR SÃO LUIZ. TDAH: O que é, sintomas, tratamentos e causas. Rede D'Or São Luiz, 2021. Disponível em: https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/tdah. Acesso em: 29 ago. 2025.

RIBEIRO, Débora Vieira. Repercussões do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) na Experiência Universitária. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 38, n. 3, p. 574-589, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/xjfSv7gVzqVGhx3hjtCQw7s/. Acesso em: 3 set. 2025.

RODRIGUES, Ana Rita de Almeida et al. Alterações anatômicas e funcionais do cérebro de pacientes com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, v. 5, n. 4, p. 27-41, 2023. Disponível em: https://bjihs.emnuvens.com.br/bjihs/article/view/375. Acesso em: 3 set. 2025.

SGANDERLA, Letícia; LEFFA, Leonardo Seibt; LEFFA, Vanessa Seibt. Neurociência do TDAH: Revisão sobre o tratamento e implicações clínicas. Brazilian Journal of Health Review, v. 6, n. 10, p. 3306-3330, 2024. Disponível em: https://bjihs.emnuvens.com.br/bjihs/article/download/4016/4111/8883. Acesso em: 3 set. 2025.

SILVA, D. A. et al. Aspectos sociais e emocionais do TDAH: Uma revisão integrativa. Revista de Educação, Psicologia e Intervenções em Saúde, v. 5, n. 2, p. 101-115, 2022. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/19309. Acesso em: 3 set. 2025.

Palavras chaves: TDH; neurobiologia; estudos; tratamento

Obs.: Este resumo contém 430 palavras