Do IFFar a Harvard: reestruturando o NAI para formar líderes globais

IFFar-FW

KAUã GUILHERME MONTAGNA 1 ; GRAZIELA DA SILVA MOTTA 2
1 e-mail: kaua.2023307460@aluno.iffar.edu.br 2 e-mail: graziela.motta@iffarroupilha.edu.br

Um ensino integral é aquele que forma um indivíduo por completo, ou seja, que se propõe a formar o homo faber e o homo sapiens, sem distinção (MARI, 2023). O estímulo ao protagonismo juvenil é capaz de criar conexões que superam fronteiras a nível nacional: tal é o impacto das Simulações da ONU no crescimento acadêmico de alunos do Ensino Médio. Os Institutos Federais possuem um núcleo que pode ser potencializado nessa direção. Trata-se do Núcleo de Ações Internacionais do IFFar campus Frederico Westphalen que pode fornecer oportunidades de internacionalização dos estudantes, ao direcionar seus esforços para o papel ativo dos jovens em práticas que desenvolvem competências globais. Enquanto eventos como este são comuns em instituições privadas e colégios militares, sua ausência em escolas públicas dificulta o acesso dos alunos a oportunidades que ampliam habilidades diplomáticas e perspectiva internacional. Diante disso, este trabalho justifica-se pela necessidade de revitalizar o NAI, promovendo experiências acadêmicas inovadoras e integradoras. O objetivo deste trabalho é uma proposta para reestruturar o Núcleo, implantando um Modelo das Nações Unidas (MUN) na instituição como atividade central. Essa prática que simula a diplomacia e a negociação entre países, deputados e organizações prepara os estudantes para se tornarem grandes referências no mundo profissional, visto que estimula o pensamento crítico e o trabalho em equipe para a resolução de problemas em escala global. A proposta prevê uma implementação gradual: inicialmente com um levantamento de interesse junto à comunidade escolar, para então realizar uma preparação que incluirá passagem de regras, escrita de documentos, formação de discursos e regras gerais, para que depois sejam efetuadas simulações internas para a formação e engajamento dos alunos, evoluindo para eventos interinstitucionais com escolas da região que aproximem diferentes realidades educacionais, e culminando na preparação de representantes do campus para participar de simulações externas, realizadas por universidades reconhecidas em nível mundial, como a Simulação das Nações Unidas da Universidade de Harvard, a qual o proponente deste trabalho já participou com êxito, provando que é um objetivo alcançável por qualquer um. Entre os resultados esperados estão o desenvolvimento de oratória, autoconfiança, e estímulo da negociação entre diferentes opiniões.

Referências bibliograficas:

MARI, Cezar Luiz de. 10 lições sobre Gramsci. Petrópolis: Vozes, 2023.

Palavras chaves: Diplomacia, Internacionalização, Modelo das Nações Unidas, Núcleo de Ações Internacionais.

Obs.: Este resumo contém 351 palavras