Entre Asas e Antenas

IFFar-FW

JULIA DE OLIVEIRA MORINEL 1 ; ANA LAURA BULEGON RIBEIRO 2 ; BRUNO DA SILVA BALESTRIN 3 ; ISABELA NEGRINI NUNES PAIVA 4 ; TAILANE DE SOUZA 5 ; RONI PAULO FORTUNATO 6
1Aluna do Curso Técnico em Agropecuária., e-mail: julia.70005@aluno.iffar.edu.br 2Aluna do Curso Técnico em Agropecuária., e-mail: ana.31038@aluno.iffar.edu.br 3Aluno do Curso Técnico em Agropecuária., e-mail: bruno.22094@aluno.iffar.edu.br 4Aluna do Curso Técnico em Agropecuária, e-mail: isabela.28045@aluno.iffar.edu.br 5Aluna do Curso Técnico em Agropecuária., e-mail: tailane.56060@aluno.iffar.edu.br 6Docente - IFFAR/FW, e-mail: roni.fortunato@iffarroupilha.edu.br

Pragas agrícolas são organismos (como insetos, ácaros, fungos, bactérias e plantas daninhas) que causam danos aos cultivos, resultando em perdas de produtividade e qualidade das colheitas. Elas se alimentam das plantas, transmitem doenças ou provocam alterações que prejudicam o desenvolvimento das plantas, gerando prejuízos econômicos significativos para os agricultores. Entre esses organismos que causam perdas podemos salientar a ação dos insetos praga e os impactos dos métodos de controle utilizados no ambiente agrícola. Entre os métodos mais utilizados para controle de insetos praga podemos citar o uso do controle químico, no caso, uso de inseticidas, esse método quando utilizado de forma incorreta resulta em grande impacto ambiental. O uso de métodos de controle mais sustentáveis constituem ferramentas fundamentais para trazer equilíbrio ao sistema produtivo, destacando-se o método de controle biológico de insetos praga. O presente trabalho tem como objetivo salientar a importância do uso do controle biológico de insetos praga através da diferenciação dos diferentes grupos de insetos presentes no ambiente agrícola como insetos praga, insetos benéficos, predadores e parasitóides. Esses grupos de insetos serão apresentados ao público de forma interativa buscando saber o conhecimento geral sobre o assunto e, após essa etapa, o grupo irá explicar as principais diferenças entre os grupos apresentados. Espera-se com o trabalho trazer esclarecimento sobre a importância do reconhecimento dos insetos como uma forma de buscar o equilíbrio na produção de alimentos.

Referências bibliograficas:

Saran, P. E. et. al. Manual de insetos benéficos do algodoeiro. FMC Agrícola. Disponível em: https://www.fmcagricola.com.br/Home/BaixarMaterialManual/8. Acesso em: 04 set. 2025.

Michereff Filho, M. et. al. Guia para identificação de inimigos naturais em cultivos de hortaliças. Embrapa Hortaliças, DF. 2019. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1121616/1/DOC-169-Internet-2.pdf. 04 set. 2025.

Silva, A. de C. Guia para o reconhecimento de inimigos naturais de pragas agrícolas. Embrapa Agrobiologia. 2013. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/963933/1/ALESSANDRA2013CARTILHAGUIAINIMIGOSNATURAISIMPRESSAO02AGOSTO2013.pdf. 05 de set. 2025.

Palavras chaves: Inimigos naturais, sustentabilidade, insetos.

Obs.: Este resumo contém 228 palavras