IFFar-FW
O projeto de ensino “Memórias e Histórias do CAFW-UFSM ao IFFar-FW” tem como objetivo o resgate e a valorização da memória cultural, social e histórica do Instituto Federal Farroupilha – Campus Frederico Westphalen. Essa instituição, com trajetória marcada por 59 anos de transformações, desde sua origem como Escola de Iniciação Agrícola, em 1966, até a atual configuração como IFFar-FW, constitui um espaço de protagonismos estudantis e docentes que precisa ser preservado. Fundamentado em referenciais como Halbwachs (2006), Pollak (1989; 1992) e Bosi (2007), o projeto parte da concepção de memória como fenômeno coletivo e identitário, permeado por silêncios e esquecimentos que demandam registros e compartilhamentos. As ações do projeto convergem para a preservação da identidade institucional e o fortalecimento do sentimento de pertencimento. Primeiramente, o projeto se concretiza pela produção literária - paródias da Canção do Exílio e da Carta de Pero Vaz de Caminha, que retratam vivências no campus. Em seguida, é organizada uma galeria de fotografias de servidores e alunos que demonstram suas experiências e convivência acadêmica e afetiva. Ademais, vão ser organizadas redes sociais com a finalidade de promover um encontro de gerações de alunos que se formaram na instituição, ampliando o alcance da memória institucional. A metodologia articula pesquisa documental e produção cultural. Assim, enquanto a ação literária estrutura-se em oficinas de escrita criativa, o projeto fotográfico organiza-se em fotos antigas e de turmas atuais, com etapas de levantamento histórico e registro fotográfico. Há, ainda, a integração de estudantes em diferentes papéis: no primeiro, como autores de textos literários; no segundo, como colaboradores na coleta de registros, fotografias e no desenvolvimento tecnológico de redes sociais. Os resultados esperados incluem a aproximação dos estudantes e da comunidade com a história do campus, o estímulo à valorização da instituição como espaço de memória e identidade, o desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e interpretação crítica, bem como a constituição de um acervo de imagens e histórias acessível a diferentes gerações. Além disso, as atividades buscam promover reencontros simbólicos entre ex-alunos, servidores e comunidade, fortalecendo os vínculos sociais e afetivos com a instituição. As discussões destacam que tanto o texto literário quanto a fotografia são instrumentos de preservação histórica e cultural: o primeiro, pela ressignificação criativa da tradição literária e pelo registro subjetivo de experiências; o segundo, pelo caráter documental e afetivo das imagens que imortalizam momentos e trajetórias. Juntos, literatura e fotografia constroem um mosaico de memórias que articula passado e presente, subjetividade e documento, arte e história. Conclui-se que a integração de produções literárias e registros fotográficos representa uma estratégia inovadora e abrangente para a preservação da memória do CAFW-UFSM ao IFFar-FW. Esse projeto reforça a importância de manter vivas as histórias e conquistas do campus, consolidando sua relevância no cenário educacional e histórico regional, ao mesmo tempo em que promove a identidade coletiva e a formação cidadã de seus estudantes. Por fim, observa-se que CAFW era o antigo nome da instituição que migrou para o IFFar, em 30 de dezembro de 2014 (portaria nº 1.075/2014).
Referências bibliograficas:
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 11. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
BRASIL. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Colégio Agrícola de Frederico Westphalen (CAFW), 1957/. Santa Maria, 04 out. 2011. Disponível em: https://fonte.ufsm.br/index.php/colegio-agricola-de-frederico-westphalen-1957. Acesso em: ago. 2025.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Laís Teles Benetti. São Paulo: Centauro, 2006.
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.
POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 200-212, 1992.