Desenvolvimento de Uma Lixeira Automatizada para Gestão Sustentável de Resíduos Recicláveis

E. M. E. F. Machado de Assis

ANA LUISE PIAIA 1 ; DIENIFER DA SILVA MORAES 2 ; ISABELLA BALESTRERI 3 ; VITOR BOTEZINI 4 ; CRISTIANE TERESINHA MOSSMANN QUEVEDO 5 ; MARCOS VINICIOS ROMITTI 6
1Piaia, A. L, e-mail: machadodeassisva@gmail.com 2Moraes, D. S, e-mail: machadodeassisva@gmail.com 3Balestreri, I, e-mail: machadodeassisva@gmail.com 4Botezini, V., e-mail: machadodeassisva@gmail.com 5Quevedo, C. T. M, e-mail: krisfrederico@gmail.com 6Romitti, M.V., e-mail: marcos.romitti@gmail.com

O descarte inadequado de resíduos sólidos recicláveis compromete a preservação ambiental, eleva os custos da coleta seletiva e reduz a eficiência dos processos de reciclagem. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (ABRELPE, 2023), o Brasil gera anualmente cerca de 82,5 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos, sendo que aproximadamente 30% poderiam ser reciclados caso houvesse separação adequada na fonte. Essa realidade justifica o desenvolvimento de soluções inovadoras, especialmente em ambientes escolares, onde a educação ambiental pode estimular mudanças de hábitos e promover a sustentabilidade. O objetivo deste trabalho foi projetar e implementar uma lixeira automatizada de baixo custo, capaz de identificar e separar três tipos de resíduos recicláveis: papel, plástico e metal. A metodologia incluiu pesquisa de campo sobre a efetividade da coleta seletiva, estudo e implementação de sensores indutivos e capacitivos, programação do microcontrolador Arduino® e construção de um protótipo experimental que utiliza a gravidade para conduzir os resíduos por um tubo de PVC, direcionando-os, com o auxílio de servomotores, para compartimentos específicos destinados a cada material. O protótipo foi testado em ambiente escolar, envolvendo estudantes do ensino fundamental em atividades interdisciplinares. Os resultados obtidos em laboratório demonstraram acurácia elevada na separação dos resíduos propostos. Além do desempenho técnico, o projeto favoreceu o engajamento estudantil, ampliou a compreensão sobre os desafios ambientais e fortaleceu a consciência socioambiental. Conclui-se que tecnologias acessíveis, quando aplicadas em espaços educativos, podem reduzir descartes incorretos e fomentar práticas sustentáveis, configurando uma experiência pedagógica inovadora, com relevância científica, social e educacional. Além disso, o projeto apresenta potencial para ser aprimorado e futuramente implementado em ambientes públicos.

Referências bibliograficas:

ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2023. São Paulo: Abrelpe, 2023.

Palavras chaves: Arduino; Automação; Educação ambiental; Lixeira inteligente; Sustentabilidade.

Obs.: Este resumo contém 265 palavras