E. E. E. B. José Zanatta
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de estimular a concentração e a coordenação motora. Para isso foi criado um circuito elétrico, com vistas à sustentabilidade, a fim de aproveitar materiais que seriam descartados e outros de fácil acesso. O avanço da ciência e da tecnologia tem permitido uma nova abordagem no campo educacional, de forma a aliar o processo de ensino e aprendizagem a atividades práticas e interativas. Com base nessa perspectiva, o projeto propõe a construção e aplicação de um circuito elétrico como ferramenta pedagógica para estimular a concentração dos alunos em idade escolar. A proposta parte do princípio de que o envolvimento dos estudantes em tarefas que exigem raciocínio lógico, coordenação motora fina e controle emocional pode contribuir diretamente para o desenvolvimento da atenção e da concentração, habilidades essenciais no processo de aprendizagem. Este projeto está fundamentado na interdisciplinaridade entre a Física, a Psicologia Cognitiva, a Neurociência e a Pedagogia, com o objetivo de não apenas trabalhar conteúdos curriculares, como circuitos elétricos e corrente elétrica, mas também desenvolver competências socioemocionais importantes para a vida acadêmica e pessoal dos estudantes. Projetos simples de circuitos elétricos permitem a visualização concreta desses conceitos, facilitando a compreensão dos fenômenos físicos e despertando o interesse dos estudantes pela ciência. A construção de um circuito lúdico envolve esses princípios, além de exigir habilidade manual, paciência e atenção — fatores diretamente relacionados à concentração. A construção e o uso de um circuito elétrico como ferramenta para estimular a concentração oferece um campo fértil para a aprendizagem ativa, interdisciplinar e formativa. Por meio de uma abordagem lúdica e científica, é possível envolver os estudantes em desafios práticos que exigem atenção, precisão e persistência, habilidades fundamentais não apenas para o sucesso acadêmico, mas também para a vida cotidiana. Além de promover o aprendizado de conteúdos da Física, o projeto permite o desenvolvimento de competências socioemocionais, estimula a autonomia dos alunos e fortalece sua capacidade de trabalhar em grupo, resolver problemas e aplicar a teoria na prática. Assim, este projeto atende às exigências contemporâneas da educação, que não se limita à transmissão de conteúdos, mas busca formar sujeitos críticos, conscientes e preparados para os desafios do século XXI.
Referências bibliograficas: