IFFar-FW
O presente trabalho tem como finalidade relatar a elaboração de projetos voltados ao aprendizado e à demonstração de conceitos de Física. Atividades pedagógicas de caráter lúdico e experimental promovem maior interação entre professores e alunos, além de incentivar o protagonismo estudantil no processo de aprendizagem. Outro ponto relevante é a possibilidade de reaproveitamento desses experimentos em aulas futuras, auxiliando na compreensão de diferentes conteúdos da disciplina. Essas atividades didáticas são desenvolvidas por estudantes e apresentadas em Feiras ou Mostras Científicas nas escolas, servindo como recurso pedagógico alternativo ao ensino tradicional. O projeto desenvolvido chama-se espelho de fundo infinito, construído a partir de um espelho comum, LEDs e uma superfície reflexiva que cria a sensação visual de um túnel sem fim.. Para a execução desse projeto foram utilizados materiais simples, como um espelho semitransparente, LEDs e quatro peças de madeira retangulares. A montagem ocorreu no LEPEP (Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão) de Física do Instituto Federal Farroupilha – campus Frederico Westphalen. O objetivo do cubo de vidro infinito é servir como um brinquedo sensorial (fidget toy) para aliviar o estresse e a ansiedade, melhorar o foco e desenvolver a coordenação motora e o raciocínio. A ilusão de ótica, por sua vez, tem o objetivo de criar um efeito visual de profundidade sem fim, como um túnel. Por meio da construção de experimentos simples, nós não apenas compreendemos melhor os conceitos teóricos, como também desenvolvemos criatividade, autonomia e espírito de colaboração. Além disso, criamos iniciativas para despertar maior interesse pela área e incentivar a participação de todos, especialmente entre cursos técnicos. Assim, o projeto cumpre um papel essencial no processo de ensino-aprendizagem, fortalecendo o vínculo entre teoria e prática e estimulando novas formas de explorar o conhecimento.
Referências bibliograficas:
MANUAL DO MUNDO. Como fazer um espelho infinito? Disponível em: https://youtu.be/SbkMKMNRoD0?feature=shared . Acesso em: 01 set. 2025.