Cidades Inteligentes: O Futuro do Planeta

E. E. E. B. José Zanatta

GIOVANA MARION 1 ; LUCAS PARUSSOLO BONIATI 2 ; MARCELA MIOTTO LAZAROTO 3 ; PIETRA PERETTO PIOVESAN 4 ; DEISE BALDIN CARDOZO 5
1Estudante, e-mail: deise-bcardozo@educar.rs.gov.br 2Estudante do 9º ano, e-mail: lucas-pboniati@estudante.rs.gov.br 3Estudante do 9º ano, e-mail: marcela-mlazaroto@estudante.rs.gov.br 4Estudante do 9º ano, e-mail: pietra-ppiovesan@estudante.rs.gov.br 5Docente Orientadora, e-mail: deise-bcardozo@educar.rs.gov.br

(Contexto) A Carta Brasileira de Cidades Inteligentes considera como tal, os territórios comprometidos com o desenvolvimento urbano e a transformação digital sustentável em diferentes aspectos (econômico, ambiental, sociocultural) e que atuam de forma planejada, inovadora, inclusiva e em rede para, por meio da tecnologia, solucionar problemas, aumentar a eficiência dos serviços públicos, reduzir desigualdades e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. O conceito de cidades inteligentes dialoga com objetivos da COP30 uma vez que destacam a necessidade da redução da poluição bem com a promoção da justiça climática. (Objetivos) Este projeto tem por objetivo sensibilizar o público sobre escolhas tecnológicas sustentáveis que impactam diretamente o futuro urbano por meio de análises e reflexões sobre soluções para cidades inteligentes. Através da construção de uma maquete virtual interativa no jogo Minecraft pretende-se simular uma cidade equipada com sensores automatizados, geração de energia limpa, mobilidade elétrica e participação cidadã. (Metodologia) A presente pesquisa caracteriza-se como uma investigação exploratória e bibliográfica, com aplicação prática em ambiente virtual. Foi realizada a partir de levantamento teórico em artigos acadêmicos, sites especializados e documentos institucionais, com o objetivo de compreender os fundamentos conceituais do modelo de cidades inteligentes e identificar experiências reais já implementadas. A hipótese que norteia o trabalho é a de que o uso de tecnologias integradas e sustentáveis pode melhorar significativamente a qualidade de vida nas áreas urbanas, contribuindo para a redução de impactos ambientais e promoção da justiça social, em sintonia com os objetivos debatidos na COP30. Após a análise teórica, foi construída uma maquete digital interativa em 3D, utilizando o jogo Minecraft como plataforma. Essa maquete foi projetada para representar uma cidade inteligente ilustrando a aplicação de diferentes tecnologias com soluções reais aplicáveis e permitindo ao público visitante interagir diretamente com a cidade virtual (Resultados) Os resultados obtidos a partir da construção da maquete digital demonstram que é possível simular, de forma acessível e interativa, soluções tecnológicas para os desafios enfrentados pelas cidades contemporâneas. A cidade construída no Minecraft apresentou: (a) Iluminação pública com painéis solares; (b) Sistema de coleta seletiva com sensores; (c) Transporte público elétrico e ciclovias; (d) Semáforos inteligentes controlados por fluxo; (e) Espaços públicos com Wi-Fi gratuito; (f) Plataformas digitais para participação cidadã. (Conclusões) O desenvolvimento deste trabalho permitiu reforçar a hipótese de que as tecnologias, quando aplicadas com planejamento e participação social, podem transformar positivamente o ambiente urbano. Os resultados estão em consonância com os estudos de autores como Carlo Ratti (2021) e Pierre Lévy (1999), que destacam a importância de uma abordagem integrada entre tecnologia, sustentabilidade e participação cidadã. A simulação feita no Minecraft permitiu compreender de forma prática os desafios da gestão urbana e a importância da inovação e da inclusão social na construção das cidades do futuro.

Referências bibliograficas:

BRASIL. Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano. Carta Brasileira para Cidades Inteligentes. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/cidades/pt-br/assuntos/desenvolvimento-urbano/carta-brasileira-para-cidades-inteligentes/CartaBrasileiraparaCidadesInteligentes2.pdf. Acesso em agosto/2025.

COP 30. Agenda de Ações da Conferência das Partes (COP). Disponível em https://cop30.br/pt-br/agenda-de-acao. Acesso em agosto/2025.

DE SOUZA, Luciana Coutinho Pagliarini; CANIELLO, Angelica. O potencial significativo de games na educação: análise do Minecraft. Comunicação & Educação, v. 20, n. 2, p. 37-46, 2015.

LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

RATTI, Carlo. The City of Tomorrow: Sensors, networks, hackers, and the future of urban life. Yale University Press, 2021.

Palavras chaves: Tecnologia, Sustentabilidade, Cidadania, Cidades inteligentes.

Obs.: Este resumo contém 455 palavras