ANÁLISE DO RÚMEN: ESTRUTURA E FUNÇÃO DAS QUATRO PARTES DO ESTÔMAGO DOS RUMINANTES

IFFar-FW

AUGUSTO DALBIANCO ZATI 1 ; EDUARDO MASSING CARPES 2 ; MATHEUS SCHARDONG LUCCA 3
1Discente do Técnico em Agropecuária, e-mail: augusto.04080@aluno.iffar.edu.br 2Discente do Técnico em Agropecuária, e-mail: eduardo.26050@aluno.iffar.edu.br 3Orientador, e-mail: matheus.lucca@iffarroupilha.edu.br

Os ruminantes são animais herbívoros que possuem um sistema digestivo altamente especializado (Ribeiro, s.d.). Entre os exemplos mais comuns estão bovinos, ovinos e caprinos. Diferente dos seres humanos, que têm um estômago simples, os ruminantes possuem quatro compartimentos estomacais, sendo eles: rúmen, retículo, omaso e abomaso (RIBEIRO 2024). Essas quatro câmaras trabalham juntas para realizar a digestão de alimentos ricos em celulose, hemicelulose, como capim e feno, algo que os seres humanos não conseguem digerir eficientemente (LARA DA TEACHY, s.d.). O objetivo deste relatório é apresentar o funcionamento do sistema digestivo dos ruminantes, Para que se possa demonstrar o funcionamento deste sistema, será realizada a montagem de um sistema utilizando garrafas PET e mangueiras transparentes para simular o para simular o percurso do alimento no sistema digestivo dos ruminantes. Com foco nas quatro partes do estômago, e propor uma atividade prática utilizando garrafas PET e mangueiras transparentes para simular esse processo de forma visual e educacional. A parte inicial do sistema digestivo dos ruminantes é o rúmen, é a maior parte e funciona como um verdadeiro “tanque de fermentação”, onde microrganismos realizam a quebra da celulose presente nos vegetais, dando início ao processo de digestão. Em seguida, o alimento passa pelo retículo, cuja estrutura lembra um favo de mel. Sua função é filtrar e separar as partículas maiores, que retornam à boca para serem mastigadas novamente durante a ruminação. Depois, o alimento segue para o omaso que contém diversas pregas responsáveis por absorver água e nutrientes, além de auxiliar na trituração do bolo alimentar. Por fim, o processo chega ao abomaso, considerado o “estômago verdadeiro” dos ruminantes. Nesse compartimento, ocorrem reações químicas semelhantes às do estômago humano, com a ação de enzimas digestivas e ácido clorídrico, que completam a digestão dos alimentos (Premix 2024). Foi realizada uma atividade prática utilizando garrafas PET para montar uma maquete do estômago dos ruminantes, representando suas quatro câmaras. O modelo usou mangueiras e etiquetas para mostrar o trajeto do alimento. A água com papel ou serragem simulou o processo digestivo.

Referências bibliograficas:

RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca. Digestão dos ruminantes. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/digestao-dos-ruminantes.htm](https://brasilescola.uol.com.br/biologia/digestao-dos-ruminantes.htm. Acesso em: 04 set. 2025.

RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca. "Digestão dos Ruminantes"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/digestao-dos-ruminantes.htm. Acesso em 03 de setembro de 2025.

Premix. Sistema digestivo dos ruminantes: como funciona. Blog Premix. Disponível em: https://premix.com.br/blog/sistema-digestivo-dos-ruminantes-como-funciona/?utm_source=chatgpt. Disponível em: Blog Premix. Acesso em: 3 setembro. 2025.

LARA DA TEACHY. Resumo de Animais: Sistema Digestivo. Teachy. Disponível em: . Acesso em: 04 setembro. 2025.

Palavras chaves: Rúmen, Retículo, Omaso, Abomaso, Digestão

Obs.: Este resumo contém 337 palavras