DESVENDANDO O PRÉ-SAL: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR SOBRE ENERGIA, TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE

C. E. Dr. Dorvalino Luciano de Souza

BRUNA EDUARDA CASAGRANDE 1 ; CASSIANO DE JESUS BIANCHETTO 2 ; LETICIA CAMISOTTI VENTURINI 3 ; TIFANI MARTINS DE BARROS 4 ; WELINGTON DE SOUZA MATTOS 5 ; ALBERTO MOI 6
1ESTUDANTE , e-mail: bruna-6827659@estudante.rs.gov.br 2ESTUDANTE, e-mail: cassiano-dbianchetto@estudante.rs.gov.br 3ESTUDANTE, e-mail: leticia.venturini@estudante.rs.gov.br 4ESTUDANTE, e-mail: tifani-4966838@estudante.rs.gov.br 5ESTUDANTE, e-mail: welington-dmattos@estudante.rs.gov.br 6Professor Alberto , e-mail: betomoiii@gmail.com

O trabalho Desvendando o Pré-sal: um estudo interdisciplinar sobre energia, tecnologia e sustentabilidade foi desenvolvido com alunos do Colégio Estadual Dr. Dorvalino Luciano de Souza, em Cerro Grande/RS, e integra as disciplinas de Física, Química, Matemática e Ciências Biológicas em uma proposta de caráter interdisciplinar, educativo e investigativo. A justificativa do projeto fundamenta-se na necessidade de aproximar os estudantes de temas atuais e de grande relevância econômica, científica e ambiental para o Brasil, mas que muitas vezes são pouco explorados em razão de sua complexidade e distância da realidade local. O objetivo principal foi compreender o processo de exploração do petróleo em águas profundas e ultra profundas, desde a perfuração dos poços até a extração, refino e análise dos impactos socioambientais associados. A metodologia adotada envolveu pesquisa bibliográfica para levantar informações sobre a origem do pré-sal, os avanços tecnológicos empregados na exploração, os níveis de qualidade e quantidade do petróleo, bem como os impactos ambientais positivos e negativos e os cuidados exigidos para a preservação dos ecossistemas marinhos. Para tornar a pesquisa mais concreta e acessível, os alunos construíram uma maquete representando as camadas oceânicas e o processo de extração do petróleo, além de desenvolverem uma simulação com óculos de realidade virtual em 360°, ambos confeccionados prioritariamente com materiais reaproveitados, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a inovação pedagógica. Os resultados apontam para o fortalecimento das habilidades de pesquisa, a ampliação do conhecimento científico e tecnológico, o desenvolvimento da consciência crítica sobre a exploração de recursos naturais e o estímulo à criatividade por meio da produção de recursos didáticos inovadores. Em conclusão, o projeto proporcionou uma aprendizagem significativa, aproximando os estudantes de um tema estratégico para o Brasil, aliando ciência, tecnologia, sustentabilidade e interdisciplinaridade de forma dinâmica e acessível.

Referências bibliograficas:

PETROBRAS. Pré-sal: conheça a maior descoberta da história da Petrobras. 2025. Disponível em: https://petrobras.com.br/pre-sal

. Acesso em: 04 set. 2025.

GOLDENBERG, José. Energia e meio ambiente no Brasil. 2. ed. São Paulo: Blucher, 2012.

PEREIRA, Oswaldo Luiz Gonçalves. Energia e desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.

CASTRO, Nivalde José de; BRANDÃO, Roberto; DANTAS, Guilherme de Azevedo. Energia no Brasil: para onde vamos? Rio de Janeiro: Synergia, 2021.

Palavras chaves: energia; interdisciplinaridade; petróleo; pré-sal; sustentabilidade

Obs.: Este resumo contém 290 palavras