VIDA NOS MARES TROPICAIS: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR SOBRE ANIMAIS DE REGIÕES OCEÂNICAS QUENTES

C. E. Dr. Dorvalino Luciano de Souza

Breno Ardenghi Marcolan 1 ; Júlio César Albarello Beluczik 2 ; Nicolas luan Marcolan 3 ; Victor campagnolo Migliorini 4 ; ALBERTO MOI 5 ; MARCIA CAMPAGNOLO BIANCHETTO 6
1ESTUDANTE , e-mail: betomoiii@gmail.com 2ESTUDANTE , e-mail: betomoiii@gmail.com 3ESTUDANTE , e-mail: betomoiii@gmail.com 4ESTUDANTE , e-mail: betomoiii@gmail.com 5PROFESSOR ALBERTO, e-mail: betomoiii@gmail.com 6PROFESSORA MARCIA , e-mail: marcia.cb2013@gmail.com

O trabalho Vida nos Mares Tropicais: um estudo interdisciplinar sobre animais de regiões oceânicas quentes foi desenvolvido com alunos do Colégio Estadual Dr. Dorvalino Luciano de Souza, em Cerro Grande/RS, articulando as disciplinas de Arte, Geografia, Matemática e Projeto de Vida, com o objetivo de integrar pesquisa científica e prática criativa em uma proposta de caráter interdisciplinar e sustentável. A justificativa para sua realização está fundamentada na necessidade de despertar nos estudantes o interesse pelo estudo dos ecossistemas tropicais e marinhos, reforçando a importância da biodiversidade e da preservação ambiental. O projeto teve como propósito central investigar animais que habitam regiões oceânicas de clima quente, explorando suas características biológicas, ecológicas e de conservação, ao mesmo tempo em que promove a utilização de materiais recicláveis para representação artística e pedagógica. A metodologia envolveu três etapas principais: a primeira consistiu em pesquisas realizadas na internet, nas quais cada aluno escolheu um animal típico de mares quentes para estudo, elaborando uma descrição com dados sobre tamanho, peso, cadeia alimentar, habitat, tempo de vida e situação de risco de extinção; a segunda etapa compreendeu a confecção, em oficinas práticas, de representações artísticas desses animais utilizando papel higiênico, jornais, cola, tinta e fita; e a terceira etapa abrangeu a construção coletiva de um cenário temático para exposição, unindo pesquisa bibliográfica, expressão artística e apresentação oral dos trabalhos. Entre os resultados, destacam-se a ampliação do repertório dos alunos sobre a fauna marinha tropical, o fortalecimento das habilidades de pesquisa e expressão oral, além do desenvolvimento de competências socioemocionais como cooperação, concentração, responsabilidade e trabalho em equipe. O uso de materiais reciclados contribuiu para a conscientização sobre sustentabilidade e responsabilidade ambiental, ao mesmo tempo em que possibilitou a inclusão e a participação ativa de estudantes com dificuldades de aprendizagem. O trabalho está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nº 4 (Educação de Qualidade) e nº 14 (Vida na Água), reforçando a importância de práticas pedagógicas que unam investigação científica, criatividade e compromisso ambiental. Em conclusão, a experiência revelou-se uma prática educativa inovadora, que promove a aprendizagem significativa e valoriza a biodiversidade oceânica de regiões tropicais, associando pesquisa, sustentabilidade e interdisciplinaridade.

Referências bibliograficas:

CASTRO, Peter; HUBER, Michael E. Marine Biology. 9. ed. New York: McGraw-Hill, 2019.

LEWINSOHN, Thomas M.; PRADO, Paulo I. Biodiversidade brasileira: síntese do estado atual do conhecimento. Megadiversidade, v. 1, n. 1, p. 11-19, 2005.

FOLKENS, Pieter; REEVES, Randall; STEWART, Brent. Guia de Mamíferos Marinhos do Mundo. São Paulo: Melhoramentos, 2010.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e práticas. 12. ed. São Paulo: Gaia, 2015.

JACOBI, Pedro Roberto. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189-205, 2003.

ONU. Organização das Nações Unidas. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS 4 e 14. 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs

UNESCO. Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivos de aprendizagem. Brasília: UNESCO, 2017.

Palavras chaves: animais marinhos; biodiversidade; interdisciplinaridade; ODS; sustentabilidade

Obs.: Este resumo contém 355 palavras