C. E. Dr. Dorvalino Luciano de Souza
O trabalho Vida nos Mares Gelados: um estudo interdisciplinar sobre animais de regiões oceânicas frias foi desenvolvido com alunos do Colégio Estadual Dr. Dorvalino Luciano de Souza, em Cerro Grande/RS, integrando as disciplinas de Arte, Geografia, Matemática e Projeto de Vida, com foco no desenvolvimento de competências investigativas e criativas por meio de uma proposta prática e interdisciplinar. A justificativa para sua realização está alicerçada na necessidade de promover aprendizagens significativas que unam pesquisa científica, expressão artística e conscientização ambiental, estimulando nos estudantes o interesse pelo estudo dos ecossistemas oceânicos e das espécies que habitam regiões de clima extremamente frio. O objetivo central do projeto foi investigar as características biológicas, ecológicas e comportamentais de animais que vivem em ambientes polares e oceânicos gelados, promovendo a integração entre pesquisa bibliográfica, produção artística e socialização do conhecimento. A metodologia foi organizada em etapas: inicialmente, os alunos realizaram pesquisas na internet para identificar espécies representativas desses ambientes; em seguida, cada estudante escolheu um animal, elaborando uma descrição com informações sobre tamanho, peso, cadeia alimentar, habitat, expectativa de vida e situação em relação à extinção; por fim, construíram, em oficinas práticas, representações artísticas dos animais utilizando materiais reaproveitados, como papel higiênico, jornais, cola, tinta e fita, além da montagem de um cenário coletivo para exposição. Os resultados demonstraram não apenas a ampliação do repertório científico dos estudantes sobre fauna oceânica e polar, mas também o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais, como concentração, trabalho em equipe, criatividade e responsabilidade ambiental, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nº 4 (Educação de qualidade) e nº 14 (Vida na água) da ONU. Além disso, a atividade favoreceu a inclusão e a participação ativa de estudantes com dificuldades de aprendizagem, assegurando a construção de um espaço colaborativo e acessível. Em conclusão, a experiência revelou-se uma prática educativa inovadora, que alia pesquisa, sustentabilidade e interdisciplinaridade, valorizando a preservação ambiental e a integração entre conhecimento científico e expressão artística.
Referências bibliograficas:
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FOLKENS, Pieter; REEVES, Randall; STEWART, Brent. Guia de Mamíferos Marinhos do Mundo. São Paulo: Melhoramentos, 2010.
SCHMIDT-NIELSEN, Knut. Fisiologia animal: adaptação e meio ambiente. 5. ed. São Paulo: Santos, 2002.
ONU. Organização das Nações Unidas. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS 4 e 14. 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs
UNESCO. Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivos de aprendizagem. Brasília: UNESCO, 2017.
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.