MONITORAMENTO AUTOMÁTICO DO NÍVEL DE FLUIDO DE ARREFECIMENTO COM ARDUINO

IFFar-FW

ARIEL GUTERRES ZANATTA 1 ; CÁSSIO GAMBIN MACHADO 2 ; EDUARDA VARGAS BORN 3 ; ESTEVÃO ALBARELLO FERRAZ 4 ; THAUANI DA ROSA 5 ; GEORGE RODRIGO SOUZA GONÇALVES 6
1Aluno 3, e-mail: ariel.2023309590@aluno.iffar.edu.br 2Aluno 4, e-mail: cassio.2023309750@aluno.iffar.edu.br 3Aluno 2, e-mail: eduarda.2023313627@aluno.iffar.edu.br 4Aluno 5, e-mail: estevao.2023313752@aluno.iffar.edu.br 5Aluno 1, e-mail: thauani.2023314956@aluno.iffar.edu.br 6Orientador, e-mail: george.goncalves@iffar.edu.br

A integridade do sistema de arrefecimento é crucial para a saúde do motor a combustão de um veículo, no entanto, frequentemente, proprietários negligenciam a verificação regular do nível do fluido de arrefecimento, uma prática considerada essencial. A baixa quantidade ou ausência desse fluido pode levar ao superaquecimento do motor, resultando em avarias gravíssimas e de alto custo, como a queima da chamada junta do cabeçote e, em casos extremos, o fundimento do motor. Este problema é agravado pelo fato de que a verificação exige a abertura do capô do veículo e identificação do reservatório correto, uma ação não realizada rotineiramente pela maioria dos condutores. Diante desse cenário, a justificativa para este projeto reside na criação de um recurso automático que auxilia o usuário na manutenção preventiva de seu veículo, sem demandar ação alguma além de reagir a um alerta ou visualizar um indicador visual. O objetivo geral foi desenvolver um protótipo de baixo custo para monitorar o nível do fluido de arrefecimento e alertar o condutor quando o nível estiver crítico. A metodologia consistiu na utilização de uma placa microcontroladora Arduino do modelo UNO, responsável por processar os dados, e um sensor de nível de água (sem contato físico com o líquido), posicionado na parte lateral do reservatório de expansão (o que simplifica enormemente uma futura instalação, evitando vazamentos ou perfurações). O sistema foi programado para acionar um sinal luminoso (uma luz LED cor vermelha) e um alarme sonoro (um buzzer) assim que o sensor detectar que o nível do fluido está abaixo de sua posição ou vazio. Os resultados esperados com o protótipo são demonstrar a viabilidade técnica do sistema, comprovando que a detecção sem contato é eficaz e que os alertas são acionados corretamente. Conclui-se que a implementação prática desse sistema em automóveis representaria um avanço significativo na prevenção de danos graves aos motores a combustão, funcionando como um safeguard eletrônico, garantindo que o motorista seja alertado de completar com o fluido recomendado pela fabricante quando houver necessidade, transformando uma verificação manual e facilmente esquecida em um processo automatizado para sempre que o veículo estiver em funcionamento, sendo confiável e, consequentemente, proporcionando maior segurança e economia ao proprietário.

Referências bibliograficas:

BANZI, M.; SHILOH, M. Arduino: Guia Prático para Iniciantes e Makeres. 1. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021.

NEWTON, K.; STEED, W.; GARRETT, T. K. The Motor Vehicle. 13th ed. Oxford: Butterworth-Heinemann, 2001.

Palavras chaves: Arduino; Automotivo; Fluido de arrefecimento; Sensor; Proteção do motor

Obs.: Este resumo contém 360 palavras