ECOBELEZA: PRODUÇÃO DE COSMÉTICOS SUSTENTÁVEIS

IFFar-FW

DéBORA COPATTI DA ROSA 1 ; EMILY POLLON DA SILVA 2 ; LUíSA FILIPPE 3 ; TAINá BASSO FOLLE 4 ; JAIRO JOSÉ MANFIO 5
1Estudante: Técnico em Agropecuária, e-mail: debora.2023309929@aluno.iffar.edu.br 2Estudante: Técnico em Informática, e-mail: emily.2023313743@aluno.iffar.edu.br 3Estudante: Técnico em Agropecuária, e-mail: luisa.2023308467@aluno.iffar.edu.br 4Estudante: Técnico em Agropecuária, e-mail: taina.2023309301@aluno.iffar.edu.br 5Professor EBTT, e-mail: jairo.manfio@iffarroupilha.edu.br

O consumismo exagerado, impulsionado pela sociedade moderna e pela influência midiática, tem incentivado a aquisição excessiva de produtos de beleza, levando o consumidor a não questionar a real necessidade antes de comprá-los. Essa prática agrava o aumento de resíduos sólidos, a poluição ambiental e a exploração de recursos naturais. Além disso, muitas fórmulas convencionais de cosméticos contêm substâncias químicas potencialmente nocivas à saúde e ao meio ambiente. Diante desse cenário, surge a necessidade de alternativas sustentáveis, como produções autossustentáveis com ingredientes naturais, uso de produtos reutilizados, embalagens recicláveis ou biodegradáveis, e processos de produção menos agressivos. A fabricação de cosméticos ecológicos pode ser feita em casa, com produtos vegetais, evitando o consumismo que se torna cada vez mais presente na sociedade atual. O objetivo deste trabalho é apresentar formulações alternativas de cosméticos e incentivar os visitantes a criar seus próprios produtos, promovendo o autocuidado com ingredientes vegetais ou reutilizados para formar novos produtos sustentáveis. Demonstra-se que esses produtos podem ter uma durabilidade semelhante aos industrializados e são benéficos para a pele, por não conterem produtos químicos prejudiciais. A pesquisa e a conscientização sobre este tema são fundamentais para promover práticas de consumo mais responsáveis. Para isso, o grupo realizou diversos testes práticos de produção e uso de cosméticos artesanais, incluindo esfoliante corporal, máscara facial de arroz, tônico facial, máscara para os olhos e tônico capilar. Os resultados permitem concluir que os produtos formulados são equivalentes aos industrializados, apresentando bons resultados nos testes realizados pelo grupo, além de serem ecologicamente corretos. Na exposição dos resultados, o grupo fará explicações e demonstrará as possibilidades de criação de cosméticos sustentáveis.

Referências bibliograficas:

Furman, A. C.(2022). Sustentabilidade no processo produtivo da indústria cosmética: uma visão da literatura. v. 11, n. 13.

Furtado. B. D. A(2020). Cosméticos sustentáveis: Quais fatores influenciam o consumo destes produtos?. São Paulo, v.5, n.1, 2020, 36 - 54.

Palavras chaves: Cosméticos naturais; conscientização; consumismo; sustentabilidade.

Obs.: Este resumo contém 267 palavras