XEQUE-MATE NO CONHECIMENTO: O XADREZ COMO FERRAMENTA PARA O RACIOCÍNIO LÓGICO E ABSTRATO

C. E. Dr. Dorvalino Luciano de Souza

DANIELLY CRISTINI GOMES PINHEIRO 1 ; JOÃO VITOR NARLO BONFANTI 2 ; MIGUEL GUERRA MOI 3 ; PYETRA BATTISTI FRANCO 4 ; ALBERTO MOI 5 ; MÁRCIA CAMPAGNOLO BIANCHETTO 6
1Estudante , e-mail: betomoiii@gmail.com 2Estudante , e-mail: betomoiii@gmail.com 3Estudante, e-mail: betomoiii@gmail.com 4Estudante, e-mail: betomoiii@gmail.com 5Professor Alberto , e-mail: betomoiii@gmail.com 6Professora Marcia, e-mail: marcia.cb2013@gmail.com

O projeto Xeque-Mate no Conhecimento: o xadrez como ferramenta para o raciocínio lógico e abstrato surgiu em 2022 no Colégio Estadual Dr. Dorvalino Luciano de Souza, em Cerro Grande/RS, como uma proposta interdisciplinar e educativa voltada à construção de práticas pedagógicas sustentáveis por meio do uso do xadrez gigante como recurso de aprendizagem. Sua justificativa está alicerçada na necessidade de unir ensino de qualidade, inclusão e consciência ambiental, dialogando diretamente com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 4 da ONU, que preconiza a educação inclusiva, equitativa e de qualidade. Inicialmente, o tabuleiro gigante foi construído com lona, tinta e sobras de madeira, demonstrando o potencial pedagógico do reaproveitamento de materiais. Em 2025, a atividade ganhou uma nova versão, ainda mais sustentável, com a confecção de um tabuleiro gigante elaborado a partir de caixas de papelão, garrafas PET de grande porte, fita, areia e tinta, reafirmando o compromisso com a reutilização de resíduos e a criatividade coletiva. Os objetivos centrais do projeto consistem em promover o raciocínio lógico, crítico e abstrato entre os alunos, incentivar a cooperação em atividades coletivas, estimular a reflexão sobre consumo consciente e ampliar as possibilidades pedagógicas do xadrez como prática interdisciplinar. A metodologia envolve oficinas de reaproveitamento de materiais, montagem colaborativa do tabuleiro, participação em eventos escolares e mostras regionais, além de ações de conscientização ambiental. Entre os resultados já alcançados, destacam-se a mobilização dos estudantes para a construção do tabuleiro, o fortalecimento do trabalho em equipe, o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais e a inserção da sustentabilidade como prática educativa cotidiana. Espera-se que, com a continuidade da iniciativa, o projeto contribua para consolidar o xadrez gigante como ferramenta de aprendizagem inovadora e sustentável, capaz de unir raciocínio lógico, inclusão e preservação ambiental, tornando-se um exemplo de como a escola pode articular educação, criatividade e responsabilidade socioambiental em benefício da comunidade escolar.

Referências bibliograficas:

KROLIKOWSKI, Álvaro; MELO, Ana Cristina. O ensino do xadrez na escola: possibilidades pedagógicas e cognitivas. Porto Alegre: Evangraf, 2014.

DE SOUSA, Ricardo Teixeira. Xadrez e desenvolvimento cognitivo: uma abordagem educacional. Revista Educação Pública, v. 22, n. 15, 2022. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br

ACOBI, Pedro Roberto. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189-205, 2003.

LAYRARGUES, Philippe Pomier. Educação ambiental: princípios e práticas. 15. ed. São Paulo: Gaia, 2012.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e práticas. 12. ed. São Paulo: Gaia, 2015.

ONU. Organização das Nações Unidas. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS 4: Educação de qualidade. 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/4

UNESCO. Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivos de aprendizagem. Brasília: UNESCO, 2017.

Palavras chaves: educação sustentável; raciocínio lógico; reaproveitamento; sustentabilidade; xadrez.

Obs.: Este resumo contém 307 palavras